A PAISAGEM

A PAISAGEM

“Paisagem” designa uma parte do território, tal como é apreendida pelas populações, cujo carácter resulta da acção e da interacção de factores naturais e/ou humanos.

 in Art.º 1º DL 4/2005
Convenção Europeia da Paisagem

Considera-se Paisagem como sendo o resultado material de todos os processos (naturais e sociais) que ocorrem num determinado sítio.

A paisagem é, portanto, construída a partir da síntese de todos os elementos presentes neste local e a sua apreensão dá-se pela imagem visual resultante dela.

Duma forma mais completa pode dizer-se que Paisagem é um sistema complexo e dinâmico,que integra várias dimensões: a ecológica, que inclui as componentes físicas e biológicas dos ecossistemas; a cultural, em que são considerados tanto os factores históricos como as questões de identidade e capacidade narrativa da paisagem; a socio-económica, referente aos factores sociais e às actividades humanas que permanentemente constroem e alteram a paisagem (também os regulamentos e instrumentos que condicionam tais actividades); e, finalmente, a dimensão sensorial, ligada ao modo como as paisagens são apreciadas por diferentes pessoas ou grupos de pessoas.

Esta última é, naturalmente, a dimensão mais subjectiva da paisagem, mas não pode ser esquecida porque sendo as paisagens, principalmente as europeias, fortemente humanizadas, a sua futura gestão terá que considerar os sentimentos das comunidades que as mantêm e transformam, que delas vivem ou, simplesmente, as visitam e apreciam.