NEWSLETTER | EDIÇÃO ESPECIAL | DIA INTERNACIONAL DA PAISAGEM
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Caros Colegas, Caros Amigos,
 
Queríamos muito celebrar o segundo  Dia Internacional da Paisagem do Conselho da Europa, dia 20 de Outubro,  com uma notícia que todos aguardam: a Petição Pública em que todos nos empenhámos  para a regulamentação da nossa profissão e criação da Ordem dos Arquitectos-Paisagistas (OAP) já está na Assembleia da República para agendamento de discussão.
Foram reunidas e validadas 4717 assinaturas. Seguem-se agora as reuniões com os diversos grupos parlamentares para apresentação do assunto, esperando merecer a sua posição favorável para a posterior discussão e votação no Parlamento. Depois então, certamente, celebraremos a meta alcançada!
Importa, por isso, começarmos a discutir o que pode e deve vir a ser a OAP. Particularmente importante é a questão da Ordem separada ou conjunta com os colegas Arquitectos. No Congresso da Ordem dos Arquitectos,  dia 26 de Outubro, em Lagoa, esse assunto vai ser discutido sob a forma de uma moção, onde estaremos presentes como observadores e participantes no debate. Devemos depois, nós APAP, em Assembleia Geral, discutir este assunto, que sabemos não ser consensual, mas que é dado o momento de discutir em profundidade. A discussão tem, para isso, de ser realizada com base em argumentos sólidos, de prós e contras de cada posição, para conseguirmos chegar à solução mais equilibrada que melhor sirva os interesses da profissão. 
Adivinham-se assim momentos futuros muito importantes para todos nós e para a profissão que amamos. A participação vai ser, cada vez mais, fundamental. Como sempre, conto com todos vós. Continuaremos a dar notícias. E por favor, qualquer dúvida, partilha ou esclarecimento sobre estes (ou outros) assuntos não se inibam de os colocar, estamos cá para vos representar.

Um feliz dia da Paisagem e da Arquitetura-Paisagista! 
Com um abraço amigo, Jorge Cancela 
DESTAQUES
SEGUNDO DIA INTERNACIONAL DA PAISAGEM DO CONSELHO DA EUROPA

 

O Segundo Dia Internacional da Paisagem do Conselho da Europa, celebra-se em 20 de Outubro de 2018, visa promover “os cursos escolares e universitários que, nas áreas temáticas relevantes, abordam os valores ligados às paisagens e as questões levantadas pela sua proteção, gestão e planeamento ”(artigo 6º da Convenção Europeia da Paisagem).
O Conselho da Europa celebra este dia com a Conferência 'Integrated Approach to Landscape Protection, Planning and Management’, em Zagreb, Croácia.
Dia Internacional da Paisagem
Conferência
PRÉMIO NACIONAL DE PAISAGEM

O Prémio Nacional da Paisagem 2018, promovido pelo Ministério do Ambiente através da Direção Geral do Território (DGT), pretende distinguir abordagens territoriais promotoras da qualidade da paisagem rural, urbana e periurbana, traduzidas em medidas, projetos ou ações já implementadas, há pelo menos 3 anos. Este Prémio, insere-se nas medidas de informação, sensibilização e educação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP) para incremento da consciência cívica sobre o valor cultural, social e ambiental das paisagens e sobre o papel que os diversos atores, públicos e privados, desempenham na sua valorização.
ver mais
POLÍTICA NACIONAL DE ARQUITECTURA E PAISAGEM NAS ESCOLAS

A APAP é parceira do projecto que foi financiado pelas Academias de Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de iniciar, em cinco cidades portuguesas, o trabalho de sensibilização dos jovens entre os 13 e os 18 anos relativamente às temáticas da Paisagem, Território, Arquitectura e Património Cultural.

O projeto conta com 4 parceiros: a Ordem dos Arquitectos, a APAP, a Associação dos Professores de Geografia e a Associação dos Professores de Educação Visual e Tecnológica, envolve 2 escolas em cada uma das cinco cidades - Lisboa, Porto, Viseu, Ponta Delgada e Funchal, num total de 10 escolas, e tem o apoio da Direção Geral do Território e da Direção Geral do Património Cultural, já que a candidatura foi submetida no âmbito da Comissão de Acompanhamento da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem. 

O contrato foi formalmente assinado no dia 19 de Outubro e o projeto será implementado como projeto piloto no decorrer do presente ano letivo, na expectativa de que os seus resultados possam extrapolar esta metodologia de trabalho com as escolas a outros pontos do país. Estão envolvidos no projeto cinco Arquitectos Paisagistas para além da coordenação.
TUDO É PAISAGEM - REGISTO DA ARQUITECTURA PAISAGISTA EM PORTUGAL.

A Arquitectura Paisagista, como prática profissional diferenciada, conta no contexto internacional, com pouco mais de 150 anos de existência, embora seja reduzido o seu reconhecimento pelo comum dos cidadãos, não sendo clara a noção acerca do que é um Arquitecto Paisagista e quais as especificidades da sua intervenção.
O projecto Tudo é Paisagem, pretende divulgar a profissão ao público em geral, através do registo da Arquitectura Paisagista, desde o início da formação académica em Portugal até à atualidade, e contribuir para a clarificação destas noções, relevando o papel da profissão na sustentabilidade a diferentes escalas, do projeto ao ordenamento do território, na garantia de uma melhor qualidade de vida.
Através de 3 produtos, que se complementam numa estratégia alargada de comunicação para o grande público, o projecto Tudo é Paisagem, assume-se como uma síntese da Arquitectura Paisagista em Portugal, ao longo de quase cinco décadas, onde se inclui um documentário, com base em entrevistas a profissionais e no registo das suas diversas formas de atuação, um livro biográfico e um repositório online.
Está concluída a primeira fase em que foram entrevistados 16 Arquitectos Paisagistas de 3 gerações diferentes e recolhidas imagens dos projetos mais icónicos da Arquitectura Paisagista em Portugal. O documentário e o livro encontram-se atualmente em fase de produção e edição e espera-se a sua apresentação até ao final do ano. 
Duarte Natário, Arquitecto Paisagista, autor do projecto. 
ver mais
AGENDA 
ENCONTRO 30 ANOS DE RECUPERAÇÃO DE JARDINS HISTÓRICOS EM PORTUGAL

Em 2018, Ano Europeu do Património Cultural, completam-se 30 anos sobre o lançamento do primeiro Programa de Recuperação de Jardins Históricos em Portugal, uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Património Cultural e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

Em 23 de Novembro próximo o Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a colaboração da APAP, terá lugar a conferência que irá refletir sobre o trabalho realizado desde o lançamento do Programa, em 1988, até aos dias de hoje.

Estão abertas as inscrições. 

ver mais
LEITURAS, INSPIRAÇÃO E AUDIOVISUAL

POLÍTICA NACIONAL DE ARQUITECTURA E PAISAGEM

Em 2015 o Conselho de Ministros aprovou a Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP) coordenada pela Direção-Geral do Território.

O principal fundamento para a adopção da PNAP radica no reconhecimento da arquitetura e da paisagem como bem de interesse público, e na valorização da qualidade do ambiente construído, da qualidade da arquitetura e da paisagem, como um fator e elemento chave na garantia do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos, no presente e para o futuro.
Tendo em conta que o País vai entrar num novo ciclo de financiamento com fundos estruturais orientados através do Portugal 2020, estamos perante uma oportunidade para o desenvolvimento da PNAP focada no bem-estar e na qualidade de vida dos cidadãos e num crescimento de base territorial sustentável, inteligente e inclusivo. O esse objetivo a PNAP foi integrada no Programa da Política Nacional de Ordenamento do Território em 2018.
O PNAP resultou dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Redatora da Política Nacional de Arquitetura e da Paisagem, que a APAP integrou, sendo atualmente uma das entidades que constitui a Comissão de Acompanhamento da Arquitectura e da Paisagem.

ver mais
saiba mais em www.apap.pt

Copyright © 2017 APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas

Calçada Marquês de Abrantes nº 45, 2º Dto 1200-718 Lisboa | +351 213 950 025 | +351 914 463 670 | [email protected]

Pode fazer update às suas preferências ou remover da lista de subscritores.