NEWSLETTER | MARÇO 2019
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Caros Colegas, Caros Amigos,

Nesta primeira comunicação em 2019, via Newsletter, gostaria de vos dar conta do que temos andado a fazer e do que se anuncia proximamente.
A reentrada de um apoio jurídico à APAP e aos sócios, agora prestado pela Dra. Paula Sacôto, tem tido uma grande procura e tem-se mostrado de grande utilidade. Não visa, naturalmente, resolver casos pessoais de natureza legal, mas sim de prestar esclarecimentos aos sócios sobre dúvidas de interpretação de documentos e procedimentos. E como muitos não são nada claros, estes esclarecimentos são de grande utilidade. Em breve teremos atualizadas no site da APAP a página de FAQs jurídicas que indicarão o sentido de interpretação das dúvidas mais comuns que nos têm chegado e de que todos poderão beneficiar.
Por outro lado, ao nível interno contratámos mais um apoio administrativo, a Dra. Ana Palma (formação de base em História), face ao volume de documentação e processos que não param de aumentar, mas também para apoiar a necessária renovação digital em termos de quotizações, bases de dados e outros assuntos que visam tornar a APAP mais eficiente no contacto com os seus sócios e colaboradores.
Teremos também de mudar de sede, já que o senhorio nos notifica a isso; por vários motivos estratégicos e financeiros iremos, desde já, para a Tapada da Ajuda/ISA, casa-mãe da nossa profissão, e onde se prepara uma revolução ao nível da importância deste espaço na cidade de Lisboa e na sua estrutura ecológica.
Também temos mantido contactos com os grupos parlamentares na sequência da petição apresentada na Assembleia da República em Outubro, esperando que ainda neste ano de 2019 tenhamos finalmente resolvida a questão da regulamentação oficial da profissão.
Em termos de tarefas mais viradas para o exterior, teremos a presença da APAP na “Urban Garden” com um stand na FIL, de 22 a 24 de março, com destaque para o dia 23, sábado, com a organização da conferência sobre Estruturas Ecológicas Urbanas.
Por último, e como se diz “last but not least”, a primeira exibição do documentário “Tudo é Paisagem”, da autoria do nosso colega e sócio Duarte Natário, que contou com o apoio financeiro, técnico e administrativo da APAP. Será no próximo dia 2 de Abril, das 18h às 20h, na Fundação Calouste Gulbenkian, num evento que será certamente marcante na nossa profissão e da sua divulgação, para o qual convidamos a assistir todos os sócios e entusiastas da Arquitectura Paisagista. Seguir-se-ão outras exibições, nomeadamente em Serralves, no Porto, em outras cidades, em festivais de cinema, bem como em universidades e escolas secundárias, ajudando a cativar o interesse dos alunos pela nossa atividade profissional e o relevante papel que esta desempenha para a sociedade. E parabéns a toda a equipa envolvida, em particular ao Duarte Natário (autor) e à Rosário Oliveira (co-produtora) pelo grande e excelente trabalho desenvolvido durante largos meses, para que este dia viesse a ser possível.

 
Com um abraço amigo, Jorge Cancela 
ASSEMBLEIA GERAL - Save the Date
No próximo dia 10 de Abril terá lugar, pelas 18:00h a Assembleia Geral da APAAP, na sede,  Calçada Marquês de Abrantes nº 45, 2º Dto, 1200-718 Lisboa.
A Convocatória será enviada a todos nos próximos dias.

A sua presença e participação são, como sempre, muito importantes!
DESTAQUES

URBAN GARDEN - Feira de Equipamentos urbanos e ambiente sustentável

A APAP estará representada na URBAN GARDEN - Feira de Equipamentos urbanos e ambiente sustentável, de 22 a 24 de Março na FIL | Exposalão de Lisboa.

No dia 23 de Março, a APAP oferece uma Conferência sobre Estruturas Ecológicas Urbanas em que participarão o Prof. Doutor Arquitecto Paisagista Luís Paulo Faria Ribeiro, em representação do ISA, e a Arquitecta Paisagista Helena Barros Gomes, em representação da Câmara Municipal de Lisboa, que à tarde orientará a visita ao Corredor Verde Central.

Assista à Conferência, faça connosco a visita e passe no nosso stand!

Programa completo e credenciação
PAISAGENS DE RECREIO. ENQUADRAMENTO NORMATIVO E EFICIÊNCIA HÍDRICA PARA O PROJECTO E GESTÃO.

27 DE MARÇO | LISBOA | INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

A Paisagem como suporte para o recreio é um dos pilares para a promoção da qualidade de vida sustentável. Na concepção, construção e manutenção destas paisagens, entre outros aspectos, somos particularmente chamados a uma gestão cuidada dos recursos hídricos e a ter especial atenção às necessidades dos seus utilizadores. Numa sociedade em acelerada transformação, com “novos” desafios e carências, temos obrigação de nos mantermos actualizados e munidos de todas as ferramentas disponíveis, tecnológicas e normativas, para a promoção de dinâmicas sociais inclusivas e estilos de vida saudáveis. É neste contexto que promovemos este seminário com oradores de comprovada experiência.

Esta iniciativa resulta da parceria entre a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas e Instituto Superior de Agronomia, com o apoio das empresas FL GASPAR e RAIN BIRD e a colaboração do Núcleo de Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia.

As inscrições, inicialmente esgotadas em 9 de Março, foram reabertas por se ter conseguido a ampliação do espaço. 
Assim, caso pretenda inscrever-se e aproveitar os últimos lugares, deverá fazê-lo para [email protected].

Programa
ESTREIA DO FILME 'TUDO É PAISAGEM'
Aproxima-se a estreia do documentário “Tudo é Paisagem”, da autoria do Arquitecto Paisagista Duarte Natário, uma procura pelas origens, histórias, obras e nomes que marcaram a Arquitectura Paisagista Portuguesa até aos nossos dias.

2 de Abril | 18:00h
Fundação Calouste Gulbenkian | Auditório 3

A partir do primeiro até ao seu último projecto de referência e através de encontros, fotografias e memórias, o autor decide fazer um percurso pela Arquitectura Paisagista numa tentativa de desvendar o legado da profissão no nosso país.

Um projeto que a APAP apoiou desde o primeiro momento, como forma de informar e sensibilizar a sociedade para o que é e para que serve a profissão de Arquitecto Paisagista na integração do Homem e da Natureza na construção de um mundo melhor, mais belo e justo.

Ficha Técnica:
Realização e Argumento: Duarte Natário
Produção: Duarte Natário, Rosário Oliveira
Assistente de produção: Rosarinho Valente
Direção de Fotografia: António Lima
Direção de som: Victor Ribeiro
Operação de câmara: Tiago Abreu
Montagem: Gerardo Burmester
Imagens aéreas: Tiago Casanova
Argumentista consultor e narração: Tiago Correia
Banda sonora original: Guilherme Tomé Ribeiro
Correcção de cor: Tiago Carvalho
Correcção de som: Ana Pedro
Grafismo: Nuno Leites
Conceito gráfico e tradução: Circo de Ideias


A estreia é de entrada gratuita sujeita a inscrição para [email protected].

No dia 15 de Maio, às 21:30 será feita a apresentação em Serralves, no Porto. 


Aqui poderá ver o trailer. Ajude a divulga-lo!

Trailer
POLÍTICA NACIONAL DE ARQUITECTURA E PAISAGEM NAS ESCOLAS

A APAP é parceira do projecto que foi financiado pelas Academias de Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de iniciar, em cinco cidades portuguesas, o trabalho de sensibilização dos jovens entre os 13 e os 18 anos relativamente às temáticas da Paisagem, Território, Arquitectura e Património Cultural.

O projeto conta com 4 parceiros: a Ordem dos Arquitectos, a APAP, a Associação dos Professores de Geografia e a Associação dos Professores de Educação Visual e Tecnológica, envolve 2 escolas em cada uma das cinco cidades - Lisboa, Porto, Viseu, Ponta Delgada e Funchal, num total de 10 escolas, e tem o apoio da Direção Geral do Território e da Direção Geral do Património Cultural, já que a candidatura foi submetida no âmbito da Comissão de Acompanhamento da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem. 

Estão envolvidas no projeto cinco Arquitectos Paisagistas,  coordenadas pela APAP: a Marisa Lavrador no Porto, a Cristina Robalo  em Viseu, a Sílvia Furtado em Ponta Delgada, a Dejhenir Reis no Funchal e a Vera Ramos em Lisboa. 

Neste momento a equipa encontra-se a receber formação no âmbito da metodologia Torrance, para a promoção de competência criativas em crianças e jovens. 
Metodologia Torrence
NOTICIAS
PRÉMIO NACIONAL DE PAISAGEM

A APAP esteve presente na entrega do PRÉMIO NACIONAL DE PAISAGEM, que registou 27 candidaturas, com grande envolvimento dos municípios.

A candidatura vencedora foi a “Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico” (Região Autónoma dos Açores).

Foram atribuídas 3 Menções:

- Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (Câmara Municipal de Ponte de Lima), 

- Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Câmara Municipal de Torres Vedras), 

- Plano de Paisagem das Terras de Coura (Câmara Municipal de Paredes de Coura).

Esperamos que em edições futuras se apresentem ainda mais iniciativas e projetos que contribuam para a implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem e de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento que se constituam como boas práticas de sensibilização e participação pública.

A ARQUITECTURA PAISAGISTA E O ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL 

Os Jardins históricos fazem parte do património cultural nacional e constituem um capítulo central de discussão na Arquitectura Paisagista.
Eles traduzem o melhor que uma cultura/civilização produziu no seu contacto com a natureza num determinado momento da sua história. A materialização de um objecto, a construção de um lugar, com uma componente viva (vegetal e animal), partilhada com um tecido construído, são reconhecidas pela comunidade pelo valor artístico  / histórico, reflectindo essa relação singular entre o momento civilizacional e a natureza.
 
Foi com particular satisfação que vimos a oportunidade de os Jardins Históricos surgirem como tema de debate em resposta à iniciativa  da Comissão Europeia de eleger o ano 2018 “ Ano Europeu do Património Cultural”, através de duas jornadas. 
Foi assim em Novembro passado, no dia 22 em Lisboa na Universidade Lusíada e no dia 23 na galeria da biodiversidade  no Jardim Botânico do Porto.
 
Em Lisboa, celebraram-se os 25 anos do ano europeu dos Jardins Históricos-1993-2018, 
À época entre as várias acções culturais da comissão europeia,  salientavam-se os programas anuais a partir de fundos estruturais, para projectos pilotos no domínio da conservação do património arquitectónico, com a comissão a apresentar para esse ano de 1993 o tema  - Jardins de Valor Histórico.
De um universo global de mais de 600 projectos apresentados, foram selecionados 66 jardins, na grande maioria, envolvendo espaços relevantes no contexto europeu.
 
Portugal consegue 7 candidaturas assentes em projectos, onde constavam o Jardim da Damas, o Jardim da Quinta Real de Caxias, o Jardim Botânico da Ajuda, O Jardim de Estoi, Os Jardins do Convento da Arrábida, Jardim do Palácio da Oliva em Campo Maior e o Jardim do Palácio dos Carvalhos em Lisboa
Foi um momento singular na história recente dos jardins com valor histórico. Para além do incentivo financeiro que as entidades gestoras receberam, tratou-se da consagração do projecto de recuperação enquanto instrumento activo e vinculativo das acções de recuperação, e do reconhecimento internacional do trabalho dos arquitectos-paisagistas responsáveis pela maioria dos casos.
 
Idealizada e produzida pelo nosso colega Rodrigo Dias,  a jornada realizou-se nas instalações do CITAD, da Universidade Lusíada, envolvendo da parte da manhã a abertura de uma exposição com 66 painéis individuais relativos aos projecto-piloto, os quais irão fazer um percurso intinerante pelos 16 países dos projectos selecionados. Da parte da tarde, foi feita a apresentação e debate dos jardins, em canal de youtubevia Skype, terminando com o convite para  uma futura conferência em Novembro deste ano.
 
No Porto, promovido pelo Obervatório da Paisagem da FCUP, celebrou-se o 30ºaniversário do primeiro Programa de Recuperação de Jardins Históricos em Portugal, iniciativa partilhada entre o Instituto Português do Património Cultural e a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (1988) numa operação integrada entre o plano de recuperação, a recuperação propriamente dita e a formação de jardineiros especializados para jardins históricos. O programa teve como base alguns espaços de trabalho classificados, em Lisboa,  Braga e Porto.
Da parte da manhã  apresentaram-se as várias experiências e feito um balanço entre os protagonistas e os promotores desta iniciativa que colocou através da aplicação pioneira dos documentos orientadores de salvaguarda e conservação, da Carta de Veneza e da carta de  Florença, os arquitectos-paisgistas a projectar e a gerir a recuperação de alguns espaços onde os próprios formandos de Jardineiros trabalhavam.
A sessão da tarde envolveu um debate animado entre especialistas em património e conservação contando com representantes da DGPC e da APAP.
Considerando os problemas significativos em redor dos Jardins Históricos, a organização apresenta e subscreve o “Apelo à Acção de Berlim”,  -baseada nos princípios da Baukultur, versando neste caso sobre os Jardins Históricos e a sua relevância no património nacional e europeu, recaindo sobre pontos como a inclusão da categoria de “paisagens culturais” na legislação nacional, maiores financiamentos, do reconhecimento do respectivo valor estratégico para a economia, cultura e meio ambiente , o estímulo do envolvimento público  na salvaguarda e transmissão da herança cultural através dos Jardins Históricos,
terminando com a apresentação de uma plataforma constituída pelo Observatório da Paisagem da FCUP, em colaboração com a AJH e a APAP, com vista à recolha de conhecimento, capacitação e coordenação de paisagens culturais – onde se inclui a categoria de Jardins enquanto paisagens claramente definidas,  intencionalmente concebidas e criadas pelo Homem.
Estas duas jornadas em Lisboa e no Porto, constituíram através dos Jardins Históricos a resposta dos Arquitectos-Paisagistas em Portugal, ao Ano Europeu do Património Cultural
 
A APAP, saúda e agradece aos colegas Teresa Andersen, Rodrigo Dias, Teresa Portela Marques, Maria José Curado, e todos aqueles que com eles trabalharam estas realizações plenamente conseguidas.

João Ceregeiro, Vice-Presidente da Direcção da APAP

PARQUE URBANO DA PRAÇA DE ESPANHA

A APAP esteve na Fundação Calouste Gulbenkian, dia 11 de Fevereiro na sessão de apresentação pública da proposta vencedora do concurso internacional do projecto PARQUE URBANO DA PRAÇA DE ESPANHA. Um momento importante para a cidade de Lisboa, para a Arquitetura Paisagista em Portugal e para a NPK - arquitectos paisagista associados, autora do projeto.

A APAP felicita os Arquitectos Paisagistas José Veludo, Leonor Cheis e José Lousan e faz votos de que tenham muito sucesso.

PROJECTO 'LISTA VERMELHA DA FLORA VASCULAR DE PORTUGAL CONTINENTAL' 

A Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica) está a promover a campanha ‘Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha’, convidando toda a comunidade a contribuir para a conclusão do projeto ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’, através do apadrinhamento de uma das 25 espécies ameaçadas selecionadas de entre as 620 plantas-alvo do projeto.
O apadrinhamento é feito mediante um donativo único de valor mínimo igual a 12€ por planta, e do preenchimento do formulário eletrónico disponível no site da campanha (Natal | Primavera-Verão | Outono-Inverno), onde se encontra informação adicional.
Todos os padrinhos receberão o respetivo diploma, em formato digital, e terão o seu nome junto do da planta afilhada no portal do projeto e na publicação final (em livro e versão digital), prevista para maio de 2019, como sinal de reconhecimento pelo seu valioso contributo para o projeto.

APOIO JURÍDICO

A APAP conta desde o início de 2019 com o apoio jurídico prestado pela Sociedade de Advogados Galvão, Sacôto e Associados. Este apoio destina-se a esclarecer juridicamente as questões que possam ser apresentadas pelo sócios da APAP com quotizações em dia, sempre que estas se enquadrem nos princípios e orientações legais do exercício da classe profissional.
O envio das questões deverá ser feito para [email protected], endereçadas à Direcção, que decidirá sobre o seu encaminhamento para apoio jurídico.

AGENDA 
CURSO DE IMPERMEABILIZAÇÃO, PAREDES VERDES E COBERTURAS AJARDINADAS | 7 Março, 2019 | Universidade de Faro

A Landlab está a organizar, em conjunto com a Universidade do Algarve, o Curso IMPERMEABILIZAÇÃO, PAREDES VERDES COBERTURAS AJARDINADAS

Este curso realizar-se-á nos dias 4 e 5 de Abril na Universidade do Algarve - Campus Gambelas em Faro.

O preço do curso é de 250€ (IVA INCLUÍDO)

15% de desconto na inscrição para associados das entidades: Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses - mediante apresentação comprovativo
30% de desconto na inscrição para estudantes e desempregados - mediante apresentação comprovativo.

Programa
Inscrições
ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ARQUITECTURA PAISAGISTA | ÉVORA| 3 A 5 DE MAIO

A APAP apoiará o Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura Paisagista (ENEAP) em Évora, organizado pelo Núcleo de Alunos de Arquitetura Paisagista da Universidade de Évora (NAAPUE).

O encontro irá realizar-se entre os dias 3 a 5 de maio de 2019 no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e contará com a apresentação de filmes, conferências e trabalho de projeto.

Sendo este um evento de escala nacional e internacional, conta-se com a participação de aproximadamente 100 participantes, para o que deixamos um apelo às universidades do Porto, Vila Real, Lisboa e Algarve para uma participação tão ativa quanto possível.

Esta oportunidade será ainda relevante para um debate sobre o Futuro do Ensino da Arquitectura Paisagista em Portugal, com programa a anunciar em breve.

INTERNATIONAL 
THE UN DECADE ON ECOSYSTEM RESTORATION - 2021 - 2030

The UN General Assembly has declared 2021-2030 as The UN Decade on Ecosystem Restoration on 1 March 2019.

  • The United Nations General Assembly declared 2021 – 2030 the UN Decade on Ecosystem Restoration.
  • Restoration could remove up to 26 gigatons of greenhouse gases from the atmosphere.
  • UN Environment and FAO will lead the implementation.

01 March 2019, New York – The UN Decade on Ecosystem Restoration, declared today by the UN General Assembly, aims to massively scale up the restoration of degraded and destroyed ecosystems as a proven measure to fight the climate crisis and enhance food security, water supply and biodiversity.

The degradation of land and marine ecosystems undermines the well-being of 3.2 billion people and costs about 10 per cent of the annual global gross product in loss of species and ecosystems services. Key ecosystems that deliver numerous services essential to food and agriculture, including supply of freshwater, protection against hazards and provision of habitat for species such as fish and pollinators, are declining rapidly.

“We are pleased that our vision for a dedicated Decade has become reality,” said Lina Pohl, Minister of Environment and Natural Resources of El Salvador, a regional restoration leader. “We need to promote an aggressive restoration program that builds resilience, reduces vulnerability and increases the ability of systems to adapt to daily threats and extreme events.”

Restoration of 350 million hectares of degraded land between now and 2030 could generate USD 9 trillion in ecosystem services and take an additional 13-26 gigatons of greenhouse gases out of the atmosphere.

ver mais
8th LE:NOTRE - LEARNING LANDSCAPES 

The landscape group from Zagreb University has worked hard over the past months for preparing the 8th LE:NOTRE Landscape Forum titled Learning Landscapes. Like every year, we will explore the urban landscape in interdisciplinary teams of local and international landscape enthusiasts.

The forum is an interactive event with plenty of room for discourse, collaboration and encounter. Its goal is to support the vision and mission of the European Landscape Convention.

Highlights of the 2019 Zagreb Forum:

  • We will kick-off a new cross-cutting working group on Landscape and Economy
  • We will collaborate with the H2020 nature-based solutions research project proGIreg and their living lab in Sesvete, a suburb of Zagreb
  • We will discuss best practices at city region scale with the example of the RheinMain Regional Park and the Frankfurt Green Belt in Germany (keynote)
  • We will reflect on the role of the European Landscape Convention in Southeastern Europe(keynote)
  • We will apply a multi-scale approach combining reflections on an overall landscape vision with place-based solutions for green infrastructure, urban agriculture and landscape democracy.
  • The heritage group will focus on the multifaceted values of socialist modernism with the example of Novo Zagreb
  • We will organise a roundtable on the role of landscape architecture for society in reaction to the recent cutting down of the landscape architecture profession in Croatia.
  • Our final roundtable and forum outcome statement will be addressed to a wide local audience in the sense of a transformative science approach.

Be part of the Zagreb landscape story! This forum gives you a unique opportunity for combining a visit to an interesting European city with deep insights by local experts, colleagues and engaged citizens.

ver mais
LEITURAS, INSPIRAÇÃO E AUDIOVISUAL

Drawing for Landscape Architecture : Sketch to Screen to Site

By Edward Hutchison, 2019

This essential publication reintroduces the importance of learning to `see by hand', to visualize large-scale design schemes and explain them through drawing, before using the digital tools that are so crucial to efficient and cost-effective building solutions. Combining traditional drawing techniques with those from CAD rendering, Drawing for Landscape Architecture guides practitioners from their very first impression of a site, through concept and schematic design and client presentation to construction and site drawings, concluding with two case studies that show the final result. Just as hand-drawing returns to design courses around the world, this welcome publication celebrates the best aspects of traditional techniques while incorporating them into today's digital design methods.

ver mais

 CAMPANHA 'JOVEM, CUIDAR DAS FLORESTAS É ECONTIGO ECOMTODOS' - FLORESTA COM FUTURO

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas (21 de Março), é lançada uma campanha que procura atrair jovens para profissões das florestas, onde se inclui a Arquitectura Paisagista.
Esta campanha do ICNF em estreita colaboração com a DGE e diversas associações do sector florestal, irá realizar uma forte ação de sensibilização e promoção da floresta em 100 escolas do território nacional.

Para mais informações sobre este projeto consulte aqui o site e o video - Floresta com Futuro. 
video

STUDIO LAOS VIDEO 2018

 Ashley Scott Kelly, 2019

"Strategic Landscape Planning for the Greater Mekong" builds on five years of design-based experiential learning across mainland Southeast Asia by the Division of Landscape Architecture. This year, focusing on the regional impacts of China's Belt and Road Initiative in northern Laos, students spend one term engaging issues of development vis-à-vis landscape architecture to define problems and produce innovative planning proposals. During this process, students develop and deliver a 180-page research report to civil society and international NGOs, conduct fieldwork, individually design future scenarios through large-format maps, diagrams and models, and have their work juried by a cross-disciplinary panel of experts.

Click here to view course synopsis and student work

video

URBAN PLANNING TRENDS TO WHATCH IN 2019 
Feeling a little "tl;dr" about the "Urban Planning Trends to Watch in 2019" article published by Planetizen earlier this month?After watching the video, are you ready to read more? A lot more detail and examples are included in "Urban Planning Trends to Watch in 2019

video
saiba mais em www.apap.pt

Copyright © 2017 APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas

Calçada Marquês de Abrantes nº 45, 2º Dto 1200-718 Lisboa | +351 213 950 025 | +351 914 463 670 | [email protected]

Pode fazer update às suas preferências ou remover da lista de subscritores.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*