NEWSLETTER | JUNHO 2019
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Caros Colegas, Caros Amigos,

Na caminhada para a regulamentação da profissão, deu-se recentemente mais um passo importante: a entrega na DGERT de um extenso dossier para avaliação da regulamentação efectiva da profissão de Arquitecto-paisagista em Portugal.
A DGERT é a Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e é a entidade responsável, entre outras coisas, pela avaliação do regime de acesso e exercício de profissões regulamentadas.
De acordo com a legislação nacional, a profissão regulamentada é aquela cujo acesso e exercício dependem do cumprimento de requisitos profissionais obrigatórios, garantindo o uso do título profissional apenas aos detentores da respectiva qualificação profissional.
Pois, por incrível que pareça, pese embora a legislação nacional sobre projectos que define a nossa necessidade de apresentação de declaração da associação profissional (APAP) para submeter projectos a entidades licenciadoras (Lei 40/2015), vários regulamentos municipais que obrigam a projectos de Arquitectura-paisagista, e à nossa formação ser dada apenas em Escolas Públicas, a profissão não se encontra ainda regulamentada.
E este é o passo essencial para a constituição de uma futura Ordem, que como sabem, permitirá ter a representatividade jurídica e profissional da Arquitectura-paisagista de forma igual às outras profissões oficais de projecto, podendo assim corrigir este “lapso” legal que em muito prejudica o nosso acesso ao mercado de trabalho, à visibilidade das posições, aos pareceres, à presença em órgãos de decisão, no fundo à afirmação da Arquitectura-paisagista como uma das profissões mais relevantes para a construção e desenvolvimento do País.
Esperemos em breve ter finalmente boas notícias sobre este assunto, que prosseguimos desde que a APAP se criou, em 1976…
 
NOTA PESSOAL: 
A nossa colega Rosário Oliveira, por motivos de outra natureza profissional, não poderá continuar a prestar o apoio técnico à Direção, o que vem fazendo desde há quase dois anos e meio; a APAP abriu por isso novo processo de candidatura para tal cargo (ver site, e anúncio nesta NL).
A disponibilidade, dedicação, profissionalismo, bom-senso, capacidade de trabalho e relacionamento pessoal e institucional foram/são uma extraordinária mais-valia da Rosário na sua passagem pela APAP nestas funções. 
Quero assim deixar aqui pública homenagem de enorme reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido. 
Muito obrigado Rosário, por mim, pela Direção, pela APAP, pela Arquitectura-paisagista. 
E agora como sócia, vamos continuar-te a pedir ajuda, que a APAP já não vive bem sem ti!

 
Com um abraço amigo, Jorge Cancela 
DESTAQUES
MAIS UM PASSO DADO PARA A REGULAMENTAÇÃO/REGULAÇÃO DA PROFISSÃO

No passado dia 21 de Maio, após reunião com a Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), a APAP entregou um dossier com a documentação mais relevante para reforçar a necessidade de regulamentação/regulação junto da Assembleia da República.
A Direção continua a assumir este assunto como prioritário e esperamos agora orientações da DGERT para agendamento parlamentar.

No site da APAP poderá encontrar o histórico das diligências tomadas nos últimos 2 anos e da carta remetida à DGERT, onde consta o índice de documentação entregue. 

Diligências para regulamentação/regulação da profissão

PORTUGALIA PLAZA EM LISBOA

No último mês de Maio deparámos-nos com uma notícia grave para a paisagem de Lisboa, relativamente a um processo que se encaminha para o licenciamento sem o devido escrutínio público ou o debate aberto com a população, infelizmente a exemplo de outros casos recentes.
Trata-se neste caso de  um edifício de 16 andares, a ser construído em plena Avª Almirante Reis, no local da antiga fábrica Portugália, com um forte impacto visual no espaço central da cidade e numa topografia peculiar do vale de Arroios – Martim -Moniz
A APAP tem estado presente nos debates e colaborado com as plataformas de cidadãos formadas para o efeito.

Sugerimos a assinatura da petição pública.

PETIÇÃO PÚBLICA
QUALIFICAÇÃO DE PERITOS COMPETENTES EM AIA

A APAP celebrou um protocolo com a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes com vista ao estabelecimento de um Sistema de Qualificação de Peritos em Avaliação de Impacte Ambiental juntamente com as seguintes associações técnicas e profissionais: AAP – Associação dos Arqueológos Portugueses, APA – Associação Portuguesa de Antropologia, APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, APG – Associação Portuguesa de Geógrafos, APG – Associação Portuguesa de Geólogos; APS – Associação Portuguesa de Sociologia, APSAi – Associação Portuguesa de Saúde Ambiental.
Regulamento QP AIA
NOTÍCIAS
FILME 'TUDO É PAISAGEM' NO FESTIVAL ARQUITETURAS - HUMAN NATURE

6 de Junho | 20.15 | Cinema S. Jorge


Assim o apresenta o seu autor - Duarte Natário:

'Tudo é Paisagem é um documentário que conta, a partir de nomes como Francisco Caldeira Cabral e António Viana Barreto, a história da construção de uma identidade paisagística portuguesa. Ao tratar de casos como o Parque de Serralves, no Porto, o Parque Eduardo VII, os Jardins da Fundação Gulbenkian e o enquadramento da Torre de Belém, o filme procura explorar a Arquitetura Paisagísta como uma prática humana que ultrapassa o entendimento da natureza como um risco. Propõe-se pensar esta variante da arquitetura como: prática cuja essência está na criação de paisagens humanizadas integradas ética, ecológica e esteticamente na natureza; bem como um instrumento de solução do mau ordenamento do território.

Depois do Verão o filme 'Tudo é Paisagem' cumprirá agenda junto de universidades, escolas e na programação cultural de outras entidades públicas ou privadas, com o objetivo de dar a conhecer a relevância da Arquitectura Paisagista para a sociedade e os desafios a que poderá responder no futuro. 

Se tiver interesse em considerar a projeção do 'Tudo é Paisagem', deixe-nos saber, enviando um email para [email protected].
Trailer
ANUÁRIO DO PATRIMÓNIO 4 - 2020 // CHAMADA PARA ARTIGOS 
 
Está aberta a Chamada para Artigos para a quarta edição do Anuário do Património, uma publicação bienal promovida pela editora Canto Redondo e pelo GECoRPA - Grémio do Património.  
Tal como nos números anteriores, esta edição contará com um conjunto diverso de artigos técnico-científicos, avaliados por uma comissão científica (arbitragem duplamente cega), e o Directório do Património, com os principais agentes do sector.
Convidam-se assim os autores a submeter artigos originais não publicados, que apresentem uma contribuição para o desenvolvimento da investigação em Património, e/ou intervenções relevantes nesta área.
Mais informações (eixos temáticos e normas de submissão) no documento em anexo.
O prazo de entrega para a submissão de artigos é dia 15 Setembro 2019. Os artigos devem ser enviados para [email protected].
REEXAME DA APLICAÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL 

A Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente (SG-MATE) através da Divisão de Estratégia, Planeamento e Estatística (DEPE)  dos Serviços de Prospetiva e Planeamento (SPP)  dá início, em Maio, à divulgação de assuntos  de carácter abrangente no âmbito do Ministério em que se insere  como, por exemplo, o ‘Reexame da Aplicação da Política Ambiental’ , publicado pela Comissão Europeia a 5 de Abril de 2019. 

Caso tenha interesse em receber regularmente esta informação, poderá enviar um e-mail para o endereço [email protected]

RELATÓRIO
APOIO JURÍDICO

A APAP conta desde o início de 2019 com o apoio jurídico prestado pela Sociedade de Advogados Galvão, Sacôto e Associados. Este apoio destina-se a esclarecer juridicamente as questões que possam ser apresentadas pelo sócios da APAP com quotizações em dia, sempre que estas se enquadrem nos princípios e orientações legais do exercício da classe profissional.
O envio das questões deverá ser feito para [email protected], endereçadas à Direcção, que decidirá sobre o seu encaminhamento para apoio jurídico.

AGENDA 
SUMMER SCHOOL EM ARQUITECTURA PAISAGISTA 

Terá lugar uma Summer School em Arquitectura Paisagista na Universidade de Évora de 24 a 27 de Junho.

Inclui conferências, workshops, visitas de estudo e trabalho de campo.

Consulte o programa e divulgue!

Programa Summer School
PENSAR A PAISAGEM NO ANTROPOCENO

1ª Conferência Internacional sobre a Filosofia da Paisagem

Bem vindo à 1ª Conferência Internacional sobre a Filosofia da Paisagem, Pensar a Paisagem no Antropoceno, promovida pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 6 e 8 de Novembro 2019.

Programa
INTERNATIONAL 
CITY BRAND & TOURISM LANDSCAPE

Gentile Dott./Arch. 'APAP'

Abbiamo il piacere di scriverle in via del tutto eccezionale per invitarla a partecipare a CITY_BRAND&TOURISM LANDSCAPE, il Simposio Internazionale dedicato al progetto del paesaggio che si svolgerà alla triennale di Milano il 19-20 giugno, come da programma sotto indicato. La partecipazione è interamente gratuita previa iscrizione e sono riconosciuti CFP per tutti gli ordini professionali.

Questa email non implica la sua iscrizione alla nostra newsletter, per confermare la quale dovrà semplicemente cliccare sul bottone qui di seguito, qualora desiderasse ricevere ulteriori nostre comunicazioni relative all’evento CITY_BRAND&TOURISM LANDSCAPE.

Lo Staff

PAYSAGE

ver mais
EUROPEAN ECOLOGICAL FEDERATION 15TH WORL CONGRESS

Welcome to the "15th European Ecological Federation (EEF) Congress" that will take place at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (Lisbon, Portugal), from the 29th of July to the 2nd of August 2019.

The overarching theme of this conference, Embedding Ecology in Sustainable Development Goals, is intended to promote discussions and interactions on how to integrate basic and applied ecological research, and their trans-disciplinarily impacts, for the effective implementation of the United Nations’ 2030 Sustainable Development Goals. Researchers and various stakeholders will have the opportunity to share outputs and innovative solutions in debates, round-tables and symposia, among others.

ver mais
CONGRATULATIONS EFLA - IFLA Europe for your 30th anniversary!


This year EFLA - IFLA Europe celebrates its 30th anniversary - the Pearl jubilee. Our organisation has been promoting knowledge, activities, supporting the profession and activating environments related to Landscape Architecture for 30 years. And although the field itself is much older, many environments still do not fully understand its essence, scope of activities and the ever-growing role in the contemporary approach to shaping space!

ver mais
LEITURAS, INSPIRAÇÃO E AUDIOVISUAL

 

AS PODAS ORNAMENTAIS NO ESPAÇO URBANO

Por Manuel Sousa, Maio 2019.

Este artigo da autoria do Arquitecto Paisagista Manuel Sousa, publicado recentemente no Diário do Minho, faz um apelo ao modo como deveremos fazer face a um flagelo nacional relativamente ao modo como as árvores são tratadas nos espaços públicos, de norte a sul do país. Este tema, para além de evidenciar uma falta de cultura relacional entre as Pessoas e as Árvores, chama a tenção para outros aspetos fundamentais relacionados com o vazio legal, nomeadamente: 

- ausência de regime legal de protecção efectiva do arvoredo de alinhamento (para além do regime de protecção à relevância botânica do mesmo, raramente aplicável nesta situação);
- ausência de regulamentação para a certificação de boas práticas para a execução de trabalhos de arboricultura urbana;
- ausência de um regime de fiscalização, de responsabilidade civil e de contra-ordenações à má execução dos trabalhos.  


Pretende a Direção da APAP constituir um Grupo de Trabalho para posicionamento cabal nesta matéria. 

Estão já sinalizados alguns colegas para este feito, mas como sempre, todos somos poucos.

Deixem-nos saber da vossa disponibilidade: [email protected]

 CROWDFUNDING 'COMO COISA QUE NOS É CEDIDA'

A Associação Montis está de parabéns pelo sucesso da Campanha de Crowdfunding que permitiu alcançar o objetivo de comprar mais terrenos abandonados, sem gestão, e trazer gestão que permita ter paisagens mais equilibradas e mais biodiversidade.
 
Video da campanha

 PROGRAMA PARAÍSO

Aqui poderá encontrar os 28 episódios produzidos pela RTP2 onde são abordados jardins, quintas e outros valores fundamentais do património natural, construído, cultural e paisagístico nacional. 
Episódios Paraíso
saiba mais em www.apap.pt

Copyright © 2017 APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas

Calçada Marquês de Abrantes nº 45, 2º Dto 1200-718 Lisboa | +351 213 950 025 | +351 914 463 670 | [email protected]

Pode fazer update às suas preferências ou remover da lista de subscritores.