NEWSLETTER | NOVEMBRO/DEZEMBRO 2019
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Caros Colegas, Caros Amigos,

O balanço de 2019 é francamente positivo para a APAP: novos sócios, muitas declarações emitidas, presença em vários palcos académicos, científicos e profissionais, o início do debate da regulamentação da profissão na Assembleia da República, a estreia do documentário “Tudo é Paisagem”, o reforço da presença nas Escolas de Arquitetura Paisagista, o lançamento de vários livros de autoria de colegas,a representação formal a eleição da Colega Margarida Cancela d’Abreu para vice-presidente da IFLA-EU, são alguns exemplos da vitalidade da Associação.

Estamos contudo ainda longe de alcançar o grande objetivo de concretizar a regulamentação e a regulação profissional. E em particular a suspensão dos cursos de Arquitectura Paisagista em Évora e Vila Real, deixa-nos uma sensação de impotência perante as realidades demográficas, a menor percepção da necessidade social da profissão e o reforço do centralismo litoral do País.

Mas neste Natal de 2019, época onde todos os sonhos renascem e todos as amizades se celebram, é tempo de vos dizer que o próximo ano será de renovada força na divulgação da profissão, da defesa do seu valor social, e na qualificação dos Arquitetos Paisagistas, de todas as gerações e em particular das mais novas.

Como exemplo e acto simbólico, vamos começar o ano de 2020 com a entrega do 1º Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e a Paisagem, na Fundação Calouste Gulbenkian, dia 10 de janeiro pelas 12h, com a presença de várias individualidades, sendo naturalmente de destacar a do Presidente da República. Este prémio é uma iniciativa de 4 entidades às quais o Prof. GRT esteve ligado como profissional e cidadão: a Causa Real, o Instituto Superior de Agronomia, a Ordem dos Engenheiros e claro, a nossa APAP.
Espero vê-los a todos por lá, a entrada é livre, fica o convite para celebrarmos este grande momento de reconhecimento público a Colega que a todos prestigia e dignifica, e ao fazê-lo, faz à Arquitetura Paisagista.
 
Até lá, tenham um muito Feliz Natal e um excelente Ano Novo, com um abraço amigo,
Jorge Cancela
DESTAQUES
A APAP FECHA PARA FÉRIAS

Lembramos os nossos sócios que, como vem sendo hábito, a APAP fecha para férias de 24 de Dezembro a 6 de Janeiro.

Desejamos a todos umas óptimas festas e muito boas entradas! Até 2020!!

O BOM, O MAU E O VILÃO
O Caso do Portugália Plaza

 
O Bom: O PDM, instrumento central na gestão do território da cidade, faz o enquadramento de estratégias de desenvolvimento, sendo também o elemento orientador na elaboração dos restantes planos municipais. Ele consubstancia num determinado período uma proposta global e credível para a cidade.
 
O Mau: O regulamento do PDM, que integra o sistema de incentivos a operações urbanísticas com interesse municipal. Na original virtude da sua criação, visava o repovoamento da cidade, atrair pessoas e empresas, reabilitar e melhorar o espaço público, entre outros. Contudo o sistema tornou-se nocivo no seu próprio ADN, nomeadamente através dos créditos de construção requeridos, com base em critérios subjectivos conseguem-se áreas de construção muito acima daquelas que o plano prevê, abrindo regimes de excepção sobre o RGEU e da alteração dos índices do PDM
 
O Vilão: O mercado imobiliário, essencial à economia, mas em movimento acelarado, animado com o aumento do valor do metro quadrado, num contexto político e social sem meios ou vontades para o arregimentar, passou a ser um factor de risco para a paisagem da cidade.
 
Epílogo:
O episódio da Torre da Portugália, veio mostrar numa prática pouco clara, aquilo que são consideradas operações com interesse municipal. 
Com base em interpretações suigeneris do regulamento, adornada por um concurso internacional, a proposta apresentava uma solução que se traduzia num acréscimo de 11.000 m2 de construção. Não admira a torre isolada no seio do tecido construído e estabilizado do vale de Arroios.
Entre os critérios utilizados para o cálculo, curiosamente nem um metro quadrado de solo permeável. 
O projecto foi suspenso na ANL e encontra-se em análise. Acreditamos vivamente  que será encontrada uma solução melhor para o local, assim como o estabelecimento de uma cultura mais aberta no debate da cidade com os seus habitantes.
 
Um Bom Ano Novo para Todos,
João Ceregeiro - sócio 148, APAP

NOVA INFORMAÇÃO DE CONTA BANCÁRIA

A APAP mudou a conta para o Millennium BCP. Agradeçemos que os pagamentos das quotas de Janeiro sejam já efectuados para a nova conta:

NIB – Número de Identificação Bancária
0033-0000-45587823224-05 (Banco Millennium BCP).

SEMINÁRIO APAP "PAISAGENS DE RECREIO", NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Cerca de 100 participantes estiveram presentes em mais uma edição deste evento, que pretende levar a temática do desenho de paisagens de jogo e recreio a todo o território nacional.

No passado dia 12 de Novembro, realizou-se a 2ª edição do Seminário APAP "Paisagens de Recreio" com a 
participação da #Sysmart e da H.Menezes Risk Vision e realizado, desta vez, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A Helena Cardoso Menezes, formadora internacional e especialista em Espaços de Jogo e Recreio, debruçou-se sobre o tema das novas normas como uma ferramenta promotora da qualidade de vida, sobre a segurança e gestão do risco no projecto de espaços de jogo e recreio, e demonstrou que seguir as normas não é sinónimo de paisagens uniformizadas e pouco creativas, enfatizando a importância do contacto com a natureza neste tipo de espaços. 

O Eng. Miguel Tavares, Engenheiro Agrícola, projectista e consultor em projectos paisagísticos e agrícolas,  falou sobre o tema do uso inteligente da água em espaços públicos, principalmente como este recurso é frequentemente mal utilizado terminando com gastos desnecessários. A sua apresentação abordou a importância do projecto de rega, identificou os erros mais comuns na instalação do sistema de rega, as principais causas do uso excessivo de água em espaços verdes e os princípios básicos para poupar água.

Esta iniciativa teve o apoio das empresas FL GASPAR e RAIN BIRD e esta edição contou com a colaboração do Observatório da Paisagem da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Já estamos a preparar a próxima edição, desta vez no Algarve. Encontre informação sobre como se increver mais abaixo na AGENDA!

CNAI'2019

A 8ª Conferência Nacional de Avaliação Ambiental realizou-se em Coimbra, nos passados dias 7, 8 e 9 de Novembro, tendo sido organizada pela Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI), pelo Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Subordinada ao tema "Ensino e Investigação em Avaliação de Impactes", contou com a presenças de diversas Academias com contributos importantes e abordagens inovadoras, destacando-se em termos internacionais a presença dos professores Luis Sánchez (Universidade de São Paulo, Brasil) e Angus Morrison-Saunders (Universidade de Edith Cowan, Austrália).

Contou ainda, com a fundamental reflexão interna de entidades públicas nacionais sobre o procedimento de AIA (sobretudo referente à fase pós-Avaliação) e considerações técnicas sobre a premente necessidade de aferir designações e conceitos entre diferentes procedimentos (avaliação, licenciamentos, etc.).

Em termos mais técnicos, para além do debate alargado sobre o descritor "Alterações Climáticas", formalmente introduzido no procedimento pelo DL 152-B/2017 de 11 de Dezembro, avançou-se sobre a possibilidade, ainda em investigação, de se considerar na Avaliação Ambiental o factor "Serviços dos Ecossistemas".

A conferência, que incluiu visitas diversas, promoveu ainda um jantar "temático" comentado pelo Arq. Paisagista Henrique Pereira dos Santos onde se teve oportunidade de reflectir sobre as escolhas de consumo (sobretudo alimentares) e a sua repercussão/ impacte na Paisagem.


Texto pela Arq. Pais. Sara Fernandes, quem participou do evento em representação da APAP

PRÉMIO NACIONAL DA PAISAGEM 2018

A Direção-Geral do Território desenvolveu uma publicação sobre os projetos candidatos ao concurso «Prémio Nacional da Paisagem 2018», reconhecendo a diversidade e o valor das candidaturas apresentadas à segunda edição do prémio nacional.

A “Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico”, apresentada pela Região Autónoma dos Açores, saiu vencedora e tornou-se o candidato nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, refletindo de forma exemplar a vontade e o interesse nacionais em concretizar a Convenção Europeia da Paisagem e em contribuir para a divulgação de boas práticas que possam inspirar outros Estados Membros.

O país vencedor da competição internacional foi a Suíça, com o projeto 'Revitalização do curso de água do Aire'.

Publicação do Prémio Nacional da Paisagem 2018
NOTICIAS
ARCHIPRIX PORTUGAL 2020


Estão abertas as inscrições para o prémio Archiprix Portugal. As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 27 Janeiro 2020

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, Casa da Arquitectura, Docomomo Internacional e o corpo docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

Inscrição

  1. Preencher a Declaração de Elegibilidade.
  2. Preencher o Formulário de Inscrição, anexar a Declaração de Elegibilidade e submeter.
  3. Aguardar pelo email de validação da inscrição para então submeter os Elementos a Concurso.
Mais informação
LIGA DOS AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

Objectivos da LAJBL para 2020/2021
 
O Programa da Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa para os próximos dois anos, fundamenta-se em três objectivos prioritários:
I – estabelecer relações com todos os jardins botânicos nacionais, quer ao nível dos “grupos de amigos”, quer das respectivas Direcções;
II – promover uma troca de informações entre todos os jardins botânicos, para criação de uma base de dados comum, abrangendo as especificidades de cada um;
III – organizar uma unidade comum, com funções de planeamento de projectos específicos para as condições de cada um ou com caracter de participação, que possam concorrer a nível internacional.

A diversidade de condições ecológicas e ambientais do nosso país, oferecem com efeito condições de viabilidade para efectuar estudos de interesse internacional, no âmbito da adaptação de novas espécies, da investigação fitossanitária, e da
valorização económica das alterações climáticas, para os quais os jardins botânicos estão vocacionados.

Aos interesados em associar-se, por favor preencher a ficha de inscrição e enviar para o email da Liga: [email protected]
Ficha de inscrição
WORLD LANDSCAPE ARCHITECT AWARDS
 

Estão abertas as inscrições para o World Landscape Architect (WLA) Awards 2020, o prémio anual de Arquitetura Paisagística que procura homenagear arquitectos paisagistas em todo o mundo. O WLA Awards reconhece o trabalho inovador de arquitectos paisagistas profissionais e estudantes no cenário mundial, oferecendo ampla cobertura na WLA e na revista WLA Award.

Mais informação
URBAN FUTURE GLOBALCONFERENCE
 

A próxima edição da UFGC vai realizar-se de 1 a 3 de Abril em Lisboa. A APAP, como parceira do evento, oferece 20% de desconto a todos os seus sócios com a situação regularizada. Para isso só tem de enviar um email para [email protected] a pedir o código de desconto!

Programa
AGENDA 

SEMINÁRIO APAP 'PAISAGENS DE RECREIO'

Enquadramento Normativo e Eficiência Hídrica para o Projecto e Gestão

A 3ª edição do exitoso Seminário Paisagens de Recreio já está marcada!! Desta vez vamos para o Algarve! O evento vai decorrer no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no dia 20 de Fevereiro de 2020. A NÃO PERDER!!

Inscrição gratuita mas obrigatória. Nº de vagas limitado!

Programa
Inscreva-se agora

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS”

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem a decorrer a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”,  até 6 setembro de 2020.

Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.

Mais informação
INTERNATIONAL 
POSIÇÃO APAP/IFLA EUROPE

Paisagens e Memórias Partilhadas

Documento original
IFLA EUROPE - PRESS RELEASE

MUITOS PARABÉNS à nossa Margarida Cancela d’Abreu, quem acaba de ser eleita Vice-Presidente para a Educação da IFLA Europa!

A APAP deseja a toda a nova Comissão Executiva muitos parabéns e os maiores sucessos durante este mandato!

IFLA EUROPE - PRESS STATEMENT

Reconhecimento Profissional dos Arquitectos Paisagistas

IFLA EUROPE - NOVEMBER NEWSLETTER

Já está disponível a Newsletter da IFLA Europa de Novembro de 2019.

Ler Newsletter aqui
LEITURAS, INSPIRAÇÃO E AUDIOVISUAL
EVOLUÇÃO URBANA DE AVEIRO
ESPAÇOS E BAIRROS COM ORIGEM ENTRE OS SÉCULOS XV E XIX


Da colega Maria José Curado, realizado com o apoio da APAP, já se encontra à venda e também está dispinível para consulta na biblioteca da APAP


SINOPSE

«Percorrer um espaço urbano levados por quem o conhece profundamente, e sobretudo por quem o ama, é um privilégio! A viagem que a autora propõe, de forma aparentemente simples e magnificamente ilustrada, é o corolário de uma investigação de elevado mérito e profundidade, fruto de uma grande reflexão e paixão por Aveiro, pela sua vetusta história e notável património religioso, civil e natural, pelo estudo e aferição das atividades produtivas e mercantis, pela sociabilidade e espaços públicos, pela evolução do desenho urbano com propostas inovadoras, pelos seus agentes e atores vivificados… Uma obra que faltava àqueles que procuram apreender Aveiro e compreender o nosso aveirismo desassombrado e pleno de alma, que se sustenta na evolução particular de um espaço (séculos XV-XIX) no qual se conjugam múltiplos fatores, mais ou menos favoráveis (e estes vencidos com sabedoria e garra), que lhe conferem excecionalidade e nos legam a cidade extraordinária de que hoje somos herdeiros e procuramos valorizar. Amamos o que conhecemos, máxima plenamente conseguida pela autora que nos leva, com entusiasmo, numa verdadeira visita guiada competente e reveladora do passado que moldou o presente da nossa bela cidade: Aveiro! Bem haja!!!»

José António Rebocho-Christo

LANDSCAPE DECLARATION
 

O novo livro da Landscape Architecture Foudation "Landscape Declaration" ganhou o Prémio de Honra para Comunicações 2019 da ASLA

 

O livro, de capa dura e 240 páginas, apresenta as 32 "declarações" que foram escritas e entregues no LAF Summit de 2016 sobre Arquitetura Paisagística e o Futuro, excertos de vários painéis e um discurso de abertura de Richard Weller, da Universidade da Pensilvânia Stuart Weitzman School de design.

Ver documentário aqui

TED TALK
From landscape architecture to conservation agriculture | Thomas Woltz | TEDxCharlottesville

Ver aqui
saiba mais em www.apap.pt
Facebook
Website

Copyright © 2017 APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas

Calçada Marquês de Abrantes nº 45, 2º Dto 1200-718 Lisboa | +351 213 950 025 | +351 914 463 670 | [email protected]

Pode fazer update às suas preferências ou remover da lista de subscritores.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*