Bom dia a todos,
Espero que estejam todos bem, nestes dias difíceis, senão dramáticos..
A actividade interna da APAP, começou animada e a funcionar regularmente numa activa agenda de ano novo.
Este mês tivemos a alegria de ver surgir a figura de Delegado Estudante, e abertura do universo académico com o mundo profissional. A nossa nova delegada estudante traz consigo um desafio e uma proposta que me parece muito oportuna nesta fase.
Da Ordem dos Arquitectos OA, e do respectivo presidente Arqº Gonçalo Byrne, chegou um convite para a APAP, integrar uma proposta juntamente com a Ordem dos Engenheiros e a Associação Portuguesa dos Projectistas e Consultores, que visa a compatibilização da taxa reduzida do IVA,(art I CIVA), num mesmo contexto relativo a dois momentos, o do serviço do projecto e o dos serviços da empreitada com o consequente incremento da qualidade dos serviços e a sua sustentabilidade.
Relativamente ao que foi anunciado na última NL, a direcção da APAP, procedeu á organização de Grupos de Trabalho. Para além dos elementos da direcção, os grupos são abertos aos colegas em geral.
Com os Grupos de Trabalho, abre-se a possibilidade de determinados temas centrais e com permanência no tempo, poderem vir a ser analisados e trabalhados com autonomia por núcleos de associados que estejam mais próximos por experiência ou afinidade de determinado tema e para o qual se dispõem a ajudar.
O objectivo será conseguir em cada tema, um trabalho independente e articulado com a direcção. Para o efeito cada grupo terá na composição um dos membros da direcção, o qual poder ser ou não o responsável ou coordenador do mesmo. O número de elementos pode variar, mantendo-se um universo limitado, de forma a garantir progressão nos trabalhos.
Os objectivos são determinados com a direcção. Sempre que necessário a direcção ou o grupo estabelecerão reuniões de trabalho conjuntas onde se faz o balanço e se planearão acções e estratégias.
A direcção irá propor como ponto de partida o envolvimento de alguns associados.
Cada Grupo dispõe de um espaço de informação partilhada no Google Drive, cujo link será enviado para cada participante.
TEMAS:
COMUNICAÇÃO- externa / Pareceres e Posições APAP / Newsletter. Elaboração de textos com definição da posição da APAP sobre temas actuais na esfera pública e de conteúdos para as Newsletters mensais. Coordenador: Carlos Correia Dias.
REGULAMENTAÇÃO -Continuação da estratégia da APAP para Regulamentação e Regulação da Profissão. Coordenador: Jorge Cancela.
REPRESENTAÇÃO -Institucional (em eventos, concurso júris, debates). Coordenador: João Ceregeiro.
PAISAGEM- Elaboração de documentos de análise crítica da PNAP e do Programa da Transformação da Paisagem, elementos centrais, na actuação do Arquitecto Paisagista em Portugal. Coordenador: João Ceregeiro.
SERVIÇOS- Elaboração de todos os elementos necessários para a realização de concursos públicos. Trata-se de um serviço que a APAP começou recentemente a implementar, junto de alguns munícipios. Coordenador: Paula Simões.
ÉTICA - Retomar a elaboração da segunda fase do Código de Ética da Paisagem e do Ambiente. Coordenador: Carlos Ribas.
EVENTOS - Organização de actividades sociais com vista ao contacto entre a Associação e os seu Associados, incluindo a celebração do aniversário da APAP. Organização anual dos eventos do Mês Internacional da Arquitectura Paisagista e a comemoração dos 100 anos do Professor Gonçalo Ribeiro Telles. Coordenador: Beatriz Truta.
REGISTO AP - Dinamização e optimização da iniciativa do Registo da Arquitectura Paisagista em Portugal. Coordenador: David Flores.
Os interessados em participar num ou em vários dos Grupos de Trabalho listados deverão enviar um email para [email protected].
Um Forte Abraço e a melhor sorte nestes dias confianados,
João Ceregeiro, APAP nº 148
Presidente da Direcção