NEWSLETTER | JANEIRO 2021
MENSAGEM DO PRESIDENTE

Bom dia a todos,

Espero que estejam todos bem, nestes dias difíceis, senão dramáticos..

A actividade interna da APAP, começou animada e a funcionar regularmente numa activa agenda de ano novo.

Este mês tivemos a alegria de ver surgir a figura de Delegado Estudante, e abertura do universo académico com o mundo profissional. A nossa nova delegada estudante traz consigo um desafio e uma proposta que me parece muito oportuna nesta fase.

Da Ordem dos Arquitectos OA, e do respectivo presidente Arqº Gonçalo Byrne, chegou um convite para a APAP, integrar uma proposta juntamente com a Ordem dos Engenheiros e a Associação Portuguesa dos Projectistas e Consultores, que visa a compatibilização da taxa reduzida do IVA,(art I CIVA), num mesmo contexto relativo a dois momentos, o do serviço do projecto e o dos serviços da empreitada com o consequente incremento da qualidade dos serviços e a sua sustentabilidade.

Relativamente ao que foi anunciado na última NL, a direcção da APAP, procedeu á organização de Grupos de Trabalho. Para além dos elementos da direcção, os grupos são abertos aos colegas em geral.

Com os Grupos de Trabalho, abre-se a possibilidade de determinados temas centrais e com permanência no tempo, poderem vir a ser analisados e trabalhados com autonomia por núcleos de associados que estejam mais próximos por experiência ou afinidade de determinado tema e para o qual se dispõem a ajudar.

O objectivo será conseguir em cada tema, um trabalho independente e articulado com a direcção. Para o efeito cada grupo terá na composição um dos membros da direcção, o qual poder ser ou não o responsável ou coordenador do mesmo. O número de elementos pode variar, mantendo-se um universo limitado, de forma a garantir progressão nos trabalhos.

Os objectivos são determinados com a direcção. Sempre que necessário a direcção ou o grupo estabelecerão reuniões de trabalho conjuntas onde se faz o balanço e se planearão acções e estratégias.

A direcção irá propor como ponto de partida o envolvimento de alguns associados.
Cada Grupo dispõe de um espaço de informação partilhada no Google Drive, cujo link será enviado para cada participante.

TEMAS:
COMUNICAÇÃO- externa / Pareceres e Posições APAP / Newsletter. Elaboração de textos com definição da posição da APAP sobre temas actuais na esfera pública e de conteúdos para as Newsletters mensais. Coordenador: Carlos Correia Dias.

REGULAMENTAÇÃO -Continuação da estratégia da APAP para Regulamentação e Regulação da Profissão. Coordenador: Jorge Cancela.

REPRESENTAÇÃO -Institucional (em eventos, concurso júris, debates). Coordenador: João Ceregeiro.

PAISAGEM-  Elaboração de documentos de análise crítica da PNAP e do Programa da Transformação da Paisagem, elementos centrais, na actuação do Arquitecto Paisagista em Portugal. Coordenador: João Ceregeiro.

SERVIÇOS-  Elaboração de todos os elementos necessários para a realização de concursos públicos. Trata-se de um serviço que a APAP começou recentemente a implementar, junto de alguns munícipios. Coordenador: Paula Simões.

ÉTICA - Retomar a elaboração da segunda fase do Código de Ética da Paisagem e do Ambiente. Coordenador: Carlos Ribas.

EVENTOS - Organização de actividades sociais com vista ao contacto entre a Associação e os seu Associados, incluindo a celebração do aniversário da APAP. Organização anual dos eventos do Mês Internacional da Arquitectura Paisagista e a comemoração dos 100 anos do Professor Gonçalo Ribeiro Telles. Coordenador: Beatriz Truta.

REGISTO AP - Dinamização e optimização da iniciativa do Registo da Arquitectura Paisagista em Portugal. Coordenador: David Flores.

Os interessados em participar num ou em vários dos Grupos de Trabalho listados deverão enviar um email para [email protected].

Um Forte Abraço e a melhor sorte nestes dias confianados,


João Ceregeiro, APAP nº 148
Presidente da Direcção

DESTAQUES
DELEGADO ESTUDANTE
 

Ainda durante o mandado da Direcção anterior, a APAP nomeou Delegados para representação da Associação no Norte, Alentejo, Sul e Regiões Autónomas, com o intuito de nos acercarmos e criarmos uma bom via de comunicação com os Associados de todos os pontos do País. Adicionalmente, contamos também com um Delegado Internacional e acrescentamos agora a posição do Delegado Estudante!

A Direcção vem deste modo comunicar que a Marta Aragão Terlim aceitou o convite para se juntar aos Órgãos Sociais da APAP e é agora oficialmente a Delegada Estudante da APAP.

Como é do conhecimento geral, a APAP tem vindo a fazer um esforço para incluir e atrair os, actuais e futuros, Arquitectos Paisagistas mais jovens, com o lançamento várias iniciativas destinadas a este público em particular. Acreditamos no valor e qualidade do trabalho elaborado pelos mais jovens e na sua dedicação à causa da valorização da Arquitectura Paisagista em Portugal. Estamos cientes da importância de os incluir desde cedo na organização associativa e contamos com eles para nos manterem ao tanto das novidades e das apostas ao futuro que vão inevitavelmente ir aparecendo no universo estudantil.

BEM VINDA MARTA!

OA, OE, APPC E APAP SOLICITAM ALTERAÇÃO DAS TAXAS DE IVA

A Ordem dos Arquitectos, a Ordem dos Engenheiros, a Associação Portuguesa dos Projectistas e Consultores e a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas desenvolveram uma carta conjunta para enviar ao Senhor Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais a solictar a alteração das taxas do IVA, nomeadamente as que se relacionam com a Reabilitação Urbana.

Leia a carta completa aqui
MENSAGEM DO DELEGADO ESTUDANTE

No passado dia 12 janeiro, a APAP propôs-me o desafio de ocupar a posição de Delegado Estudante, cargo que surgiu da necessidade de criar uma relação mais próxima entre a associação profissional e o universo académico, que representa o futuro da  APAP.

Atualmente vivemos tempos de incerteza. Para além da situação pandémica que nos é contemporânea, o futuro da Arquitetura Paisagista cruza um momento frágil e particularmente difícil com a diminuição dos candidatos e o consequente encerramento da Licenciatura da Universidade de Évora e da Universidade de Trás-os-Montes.

Trata-se de uma interrupção numa corrente de conhecimento que deveria ser contínua, não fosse o nosso objeto de estudo um sistema contínuo como a Paisagem o é. Infelizmente essa situação decorre da consecutiva falta de procura no momento de ingresso ao ensino superior.

Questionei-me várias vezes enquanto membro do Núcleo de Estudantes da Universidade de Évora onde estaríamos a falhar na promoção académica do nosso curso. Mas hoje pergunto-me se não se trata de uma problemática bem mais profunda que resulta de uma falha de  comunicação da nossa profissão.

O paradigma da mudança é que nós somos a própria força da mudança. E como tal, a APAP oferece aos estudantes a oportunidade de integrar a associação profissional que nos representa, para que possam ser escutadas e ultrapassadas as fragilidades sentidas e celebradas as conquistas coletivas desta profissão.

Por tudo isto, desafio-vos a retomarmos os encontros nacionais e a reinventarmos a comunicação entre os estudantes para consolidarmos a nossa identidade. A distância que nos separava antes, está agora reduzida com as várias ferramentas que nos habituamos a utilizar, e que nos permitem com mais facilidade e menos encargos preparar eventos onde podemos envolver todos os curiosos pela Arquitetura Paisagista e continuar a partilhar experiências e conhecimento.

Deixo o meu apelo aos estudantes para que se inscrevam como Associado-estudantes e, desta forma,  integrarem a Associação que representa a nossa profissão.

A APAP está agora mais disponível para receber ideias e contributos para que possamos crescer juntos. Conto convosco!
 

Marta Aragão Terlim,
Delegado Estudante da APAP

Contacte o Delegado Estudante aqui
AGENDA 
Mais informação
REGULAMENTO

A PLANEAR está a organizar uma série de Webinares a ocorrer durante o mês de Fevereiro e vimos por este meio partilhar e convidar-vos para a primeira sessão, a realizar-se no dia 12 de Fevereiro, pelas 18h00.

O tema a ser abordado revolve sobre o livro "A cidade das Bicicletas ", apresentado pela autora, a Eng. Paula Teles, tendo em conta as questões de acessibilidade e mobilidade em meio urbano. Contamos também com a Arquiteta Paisagista Isabel Silva para participar na conversa no final da apresentação.

Inscrições
QUESTÕES ADMINISTRATIVAS

TELETRABALHO

De acordo com as regras impostas pelo governo, e em vigor a partir do dia 31 de Janeiro de 2021, a APAP informa que mantém activo o Plano de Contingência, que se consubstancia nos seguintes procedimentos:

  • As funcionárias continuam a exercer as suas funções à distância através de teletrabalho;
  • Os pedidos e envios de Declarações e Documentos continuarão a ser feitos por email, conforme procedimento normal. Os documentos emitidos pela APAP têm o Selo Eletrónico Qualificado, substituindo o anterior Selo Branco. O selo eletrónico qualificado confere aos documentos aos quais é aposto a presunção legal de integridade e autenticidade da origem dos dados, em toda a União Europeia, pelo que poderão os associados utilizar o documento enviado o número de vezes necessário, bastando para tal imprimir o mesmo;
  • Todos os documentos de contabilidade e facturação continuarão a ser emitidos, tal como no presente, via email, através do novo programa de facturação;
  • Os contactos telefónicos poderão ser efectuados durante o mesmo período de atendimento regular da APAP e da seguinte forma:
    • 213 950 025 para admissão de associados, recibos e informação geral,
    • 914 463 670 para emissão de declarações.

A APAP informará do término da aplicabilidade deste Plano de Contingência através de comunicação directa aos Associados e por divulgação no nosso site e redes sociais.

INTERNATIONAL 
Ler aqui o IFLA Bulletin de 19 de Janeiro
Ler aqui a IFLA Europe Newsletter de Janeiro
LEITURAS, INSPIRAÇÃO E AUDIOVISUAL
HEALING SPACES
THE SCIENCE OF PLACE AND WELL-BEING

Esther Sternberg

 

Esther Sternberg mergulha-nos nas descobertas que revelaram uma complicada relação entre sentidos, emoções e o sistema imunitário. Em primeiro lugar, a história de Rofer Ulrich que, na década de 1980, descobriu que os doentes hospitalares com vistas para a natureza se curavam mais depressa do que aqueles com vistas para uma parede de tijolos. Como pode uma vista agradável aumentar a velocidade de  recuperação? A autora persegue esta questão através de uma série de locais e situações que exploram a neurobiologia dos sentidos. O livro mostra como um parque temático da Disney ou uma sala de concertos de Frank Gehry, um labirinto ou um jardim podem desencadear ou reduzir o stress, induzir ansiedade ou incutir paz. Se os nossos sentidos nos podem levar a um "lugar de cura", não é surpresa que o nosso lugar na natureza seja de importância crítica na conta de Sternberg. A saúde do ambiente está intimamente ligada à saúde pessoal. As descobertas que este livro descreve apontam para possibilidades de conceção de hospitais, comunidades e bairros que promovem a cura e a saúde para todos.

Link para compra
PUBLICIDADE PAGA

Este espaço estará disponível brevemente para ofertas de Arquitectos Paisagistas ou do interessa para a Arquitectura Paisagista. Fique atento!

saiba mais em www.apap.pt
Facebook
Instagram
Twitter
LinkedIn
Website
Email

Copyright © 2020 APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas

Tapada da Ajuda, 33 1349-017 Lisboa | +351 213 950 025 | +351 914 463 670 | [email protected]



Pode fazer update às suas preferências ou remover da lista de subscritores.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*