O concurso para a realização do projeto foi lançado pela Junta de Freguesia das Avenidas Novas em Lisboa com o objetivo de responder aos vários usos presentes no jardim e simultaneamente preserva a sua identidade e génese histórica.

O projeto original do jardim, de autoria do professor Gonçalo Ribeiro Teles (1960), conserva ainda alguns elementos originais e que se pretende manter. O percurso em arco que atravessa o espaço, algumas materialidades existentes (calçada e lajetas de pedra) e alguns dos exemplares de porte arbóreo (Freixos).
O Jardim sofre várias adaptações ao longo do tempo. A primeira alterou a configuração do limite Norte (junto da igreja) visando a construção de um conjunto de novos edifícios (incluindo o Cinema Berna) tendo sido realizada pelo Arq. Paisagista Leonel Fadigas em 1971. As restantes alterações realizadas resultam de ajustes funcionais espaçados no tempo. A implantação de alguns dos percursos secundários e do parque infantil são disso exemplos.

A proposta de arquitetura paisagista segue os princípios regulamentares e orientadores definidos pela Junta de freguesia de Avenidas Novas. Melhora-se a sua capacidade de resposta para os vários usos presentes, definindo-se um programa que inclui: zona de estadia apoiada por um quiosque e esplanada; área canina vedada e equipada; equipamento fitness; requalificação de pavimento existente; modernização da iluminação pública e o reforço da componente arbustiva e herbácea, mobiliário

Informação Técnica

Tipologia

Localização

Lisboa

Autor(a)

David Flores e Jorge Cancela e José Barradas

Atelier

Biodesign, Lda

- ver mais -

Ano Execução

Setembro 2022

Cliente

Junta de Freguesia das Avenidas Novas

Área de Intervenção

2.800 m2

Equipa Técnica

David Flores, Jorge Cancela e José Barradas

Especialidades

Sistema de drenagem de águas residuais domésticas: Eng. Miguel Farias; Instalações elétricas Eng. Rui Freire; Plano de Segurança

Investimento

150.000 €

Outros Projetos