ADMISSÃO DE ASSOCIADOS
CANDIDATURAS
ADMISSÃO DE ASSOCIADOS
As candidaturas a associado da APAP são processadas através da Área Reservada, na plataforma de gestão de associados da nossa Associação, sendo cobrada uma taxa de gestão de processo com valor igual ao da jóia de inscrição em vigor. O valor da taxa de gestão de processo não é reembolsável, independentemente do resultado da avaliação da candidatura.
Os critérios considerados para a admissão de associados na APAP estão descritos na Directiva de Admissão de Associados.
Para facilitar a preparação do processo, listamos a documentação necessária, de acordo com as várias categorias de associado. Das quatro categorias de Associados da APAP, de acordo com a redacção actual da Lei 31/2009, os Associados Efectivos são os únicos com a habilitação profissional necessária para a elaboração de projectos. Os Associados Honorários, se tiverem sido Associados Efectivos anteriormente, mantêm as condições.
São considerados “simples” os processos de candidatos com percurso académicos tidos em exclusivo nas escolas portuguesas reconhecidas pela APAP, requerendo estes apenas avaliação de dois membros da Comissão de Avaliação Curricular (CAC). Os restantes processos, que requerem avaliação dos cinco Associados da CAC, são considerados “processos complexos” e implicam pagamento de uma taxa acrescida, igual ao valor da jóia de inscrição em vigor.
A APAP dá equivalência directa aos créditos de escolas reconhecidas pela IFLA. Veja aqui a listagem completa de programas e respectivos créditos (ECTS) reconhecidos pela IFLA Europa. Toda a documentação em idioma estrangeiro deverá ser entregue com a tradução oficial correspondente.
A aprovação ou não aprovação da inscrição ocorrerá no prazo máximo de um mês, podendo o candidato seguir o seu processo através da sua Área Reservada.
Após avaliação pela Comissão de Avaliação Curricular e aprovação pela Direcção, o candidato deverá proceder ao pagamento da jóia de inscrição e da quota anual através da sua Área Reservada, dentro do prazo máximo de 1 mês. Não tendo sido recebido o pagamento dentro do prazo indicado, o processo de candidatura será arquivado e deverá iniciar novo processo de admissão. Processos de admissão reiniciados por falta de pagamento do anterior, implicam pagamento de uma taxa de gestão de processo. O valor da taxa de gestão de processo é igual ao valor da jóia. Independentemente do mês de inscrição, a quota anual deverá ser liquidada na sua totalidade.
Documentos necessários
Associados Efectivos
Para se candidatar a Associado Efectivo é necessário submeter os seguintes documentos em formato .pdf ou .jpg:
Jóia de inscrição: 40€ (nos processos simples, o custo de abertura do processo reverte a favor da jóia de inscrição)
Quota anual: 125€
Associados Aderentes
Esta categoria de associado destina-se aos titulares do grau de Licenciatura OU de Mestrado em Arquitectura Paisagista, conforme o DL nº 74/2006, de 24 de Março, que não tendo a habilitação profissional necessária para a elaboração de projectos (de acordo com a Lei 31/2009), pretendem igualmente manter o vínculo com a associação profissional.
Os critérios considerados para a admissão de associados na APAP estão descritos na Directiva de Admissão de Associados.
Para se candidatar a Associado Aderente é necessário submeter os seguintes documentos em formato .pdf ou .jpg:
A aprovação ou não aprovação da inscrição ocorrerá no prazo máximo de um mês, podendo o candidato seguir o seu processo através da sua Área Reservada.
Após avaliação pela Comissão de Avaliação Curricular e aprovação pela Direcção, o candidato deverá proceder ao pagamento da jóia de inscrição (40€) e da quota anual (62,5€) através da sua Área Reservada.
Associados Aderentes
Alterámos as características da categoria do Associado Estudante e criámos uma nova categoria de associado, o Associado Aderente, para os titulares do grau de Licenciatura OU de Mestrado em Arquitectura Paisagista, conforme o DL nº 74/2006, de 24 de Março.
Os critérios considerados para a admissão de associados na APAP estão descritos na Directiva de Admissão de Associados.
Para se candidatar a Associado Aderente é necessário enviar os seguintes documentos para [email protected]:
Jóia de inscrição: 40€ (nos processos simples, o custo de abertura do processo reverte a favor da jóia de inscrição)
Quota anual: 55€
Associados Estudantes
Estamos a dinamizar a categoria já existente! Retirámos a obrigação de pagamento de anuidade e diferimos a grande parte do valor da jóia de inscrição para os estudantes de programas de arquitectura paisagista reconhecidos pela APAP (licenciatura e mestrado), de modo a que as dificuldades financeiras não sejam um impedimento ao acesso – a custo reduzido – às iniciativas da Associação.
Os critérios considerados para a admissão de associados na APAP estão descritos na Directiva de Admissão de Associados.
Para se candidatar a Associado Estudante, é necessário submeter os seguintes documentos em formato .pdf ou .jpg:
Jóia de inscrição: 5€ (os restantes 35€ relativos à jóia de inscrição serão pagos quando o associado passe a Associado Efectivo. Nos processos simples, o custo de abertura do processo reverte a favor da jóia de inscrição.)
Quota anual: isento
Dados de Pagamento
Desde o início de Abril de 2022, está em funcionamento a Área Reservada para associados da página da APAP, sendo que todos os pagamentos devem ser efectuados por esta via.
Nos casos pontuais em que seja necessário fazer uma transferência bancária, deverá ser efectuada para a seguinte conta:
IBAN: PT50.0033.0000.45587823224.05 SWIFT/BIC: BCOMPTPL BANCO: Millennium BCP
NOTA: Todas as transferências para a conta da APAP devem ser devidamente identificadas, com indicação no descritivo para a conta de destino do nome e objectivo do pagamento (por exemplo JSilva-joia ou JSilva-inscricao). Adicionalmente, pedimos o envio do comprovativo de pagamento para [email protected], sendo que os pagamentos efectuados por transferência bancária só serão validados após boa recepção pela APAP do mesmo.
Todos os associados devem conhecer e cumprir o Código de Ética e Conduta Profissional dos Arquitectos Paisagistas Portugueses e conhecer o Regulamento Interno da APAP.