MIAP 2022

MÊS INTERNACIONAL DA ARQUITETURA PAISAGISTA

MÊS INTERNACIONAL DA ARQUITECTURA PAISAGISTA

Pelo segundo ano consecutivo, a APAP celebra o Mês Internacional da Arquitectura Paisagista, em Abril, com um conjunto de eventos e iniciativas em colaboração com várias entidades parceiras, sendo a maioria dos eventos realizados via ZOOM e transmitidos em directo no Facebook da APAP.

Uma vez mais, a APAP agradece a todos os que se juntaram a nós para tornar esta iniciativa numa realidade. Sem vocês não seria possível!

Oficina de exploração da paisagem “zoom in, zoom out”

No dia 2, o Museu da Paisagem juntou-se à APAP na celebração do MIAP, oferecendo uma oficina de exploração da paisagem, no Vale da Arregaça, em Coimbra.

1café+1árvore

No dia 3 em abril, e no âmbito do tema deste ano do 1 café + 1 árvore “Árvores do Futuro”, a Vera Ramos levou-nos em directo ao Jardim Gonçalo Ribeiro Telles (Praça de Espanha), em Lisboa, acompanhada pela Catarina Dias no jardim da Casa-Museu João Soares, em Leiria, para nos apresentarem a Olea europaea.

PARTICIPANTES: Vera Ramos, em Lisboa e Catarina Dias, em Leiria

LINK PARA A GRAVAÇÃO:

Webinar “Venha aprender tudo sobre a nova Área Reservada!”

No dia 4 lançámos a Área Reservada, a nova ferramenta de gestão de associados da APAP, e realizámos um webinar informativo para ajudar na transição para o novo sistema.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/Vwx_L_G5oGw

Apresentação do Observatório Paisagens e Panoramas do Arquipélago da Madeira

No dia 6 de Abril, a Dejhenir Reis, Presidente do Observatório e Delegada da Madeira da APAP fez uma apresentação do recém criado Observatório Paisagens e Panoramas.

LINK PARA A GRAVAÇÃO:

Conferência APAP: “A importância dos corredores verdes e dos eixos de ligação na malha urbana”

No dia 7 de Abril, o Jorge Cancela apresentou uma conferência sobre o tema “A importância dos corredores verdes e dos eixos de ligação na malha urbana”, no âmbito do MIAP e dentro da feira Urban Garden / Expo Jardim 2022. Este ano com destaque especial para a Arquitectura Paisagista, a 3ª feira profissional de equipamentos, produtos e serviços para o ambiente urbano, ecológico e sustentável, conta com especial participação da APAP.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/Xb_8SasFofA

Exposição Virtual: Rosa Kliass, revelando paisagens brasileiras

O lançamento da exposição decorreu no dia 7 de abril e contou com a participação de Camila Gomes Sant’Anna, Duarte Natário, Maria José Curado, Margarida Cancela D’Abreu, João Ceregeiro, Ricardo Riveros, Luciana Schenk, Francine Gramacho, Sakata Josiane Santos, Lúcia Maria Sá Antunes Costa, Maria Cecília Barbieri Gorski, Marta Enokibara.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://www.fc.up.pt/paam/rosa-kliass-abertura-da-exposicao-virtual/

Tertúlia APAP: “A importância dos corredores verdes e dos eixos de ligação na malha urbana”

No sábado 9 de abril, dia de encerramento da Urban Garden, o Gonçalo Duarte Gomes conversou com a Laura Roldão Costa e o José Lameiras sobre a importância do tema central da exposição deste ano, dedicada à Arquitectura Paisagista, os corredores verdes e os eixos de ligação na malha urbana.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/qkzlqp5pKOk

Apresentação do Projeto LIMP.AR

12 de abril de 2022, às 14h30

PARTICIPANTES: Sara Terroso

LINK PARA A GRAVAÇÃO:

CAMPANHA PERTENCER À APAP

14 de abril às 22h

Partilhe connosco o seu testemunho sobre o que significa para si pertencer à APAP. Pode enviar o seu testemunho para [email protected]

Apresentação da proposta DI-COTOMIA – Parque Agro-Ecológico, da Oh!Land

No dia 18, a Sofia Pacheco e o Victor Esteves da Oh!Land vieram apresentar a sua proposta vencedora – di-cotomia: parque agro-ecológico – para o concurso do Parque da Encosta do Conventinho, em Loures. Este concurso foi de especial importância por ser o primeiro em que a APAP elaborou na totalidade os elementos do concurso, sendo a alta qualidade da proposta da Oh!Land uma clara evidência da importância de ter programas desenhados por Arquitectos Paisagistas e para Arquitectos Paisagistas. Vale a pena ver esta maravilhosa apresentação!

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/nT-zGbe6X6o

WEBINAR ESTUDANTES: “História do Ensino AP em Portugal”

No dia 20 a nossa Delegada Estudante, Marta Terlim, convidou o António Castro e o André Paulo da Universidade de Évora, a Catarina Silva da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Daniel Livramento da Universidade do Algarve, a Mariana Veludo da Universidade do Porto e o Vicente Santa Rita do Instituto Superior de Agronomia a contarem as experiências vividas durante a elaboração da Exposição de Estudantes “ História do Ensino AP em Portugal” promovida pela APAP no âmbito das Celebrações 80/100 que marcam, para além de os 100 anos do nascimento do Arq. Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, os 80 anos do ensino da Arquitectura Paisagista em Portugal.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/3crIFzw97WA

Giveaway MIAP

No final do dia 23 em abril, Dia Internacional do Livro, e para comemorar a segunda edição do MIAP a APAP sorteou o livro “Gonçalo Ribeiro Telles – O Homem e a Obra”, de Fernando Santos Pessoa, o livro “A Doce Melodia de um Coro de Mudos”, de Gonçalo Duarte Gomes, e 1 lugar na Acção de formação “Elementos Escritos do Projecto de Execução”.

Parabéns aos vencedores!!

1café+1árvore

No dia 24 em abril, a Vera Ramos e o Carlos Correia Dias juntaram-se para mais um evento especial do 1café+1árvore e nos apresentarem o Pinus pinea (pinheiro-manso) a partir do Parque do Tejo, em Lisboa, e da Parada do Castelo, em Elvas, respectivamente.

LINK PARA A GRAVAÇÃO:

Restauro da paisagem natural nas Terras do Priolo

No dia 27 de abril, o Diogo Jácome Correia, Delegado dos Açores, convidou o Dr. Rui Botelho, Coordenador da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) Açores a contar-nos um pouco sobre a sua experiência desenvolvida nos últimos 20 anos, várias acções de protecção a determinadas espécies, mas destaca-se o trabalho feito em relação ao Priolo.

O Priolo é uma ave única no mundo, endémica da ilha de São Miguel e a alteração da paisagem ao longo dos séculos levou à redução substancial do seu habitat natural e consequentemente da sua população (já foi uma das aves mais ameaçadas da Europa). No início dos anos 2000 estima-se que existissem apenas cerca de 200 indivíduos. O trabalho da SPEA, através de projectos Life, tem incidido sobre a recuperação do habitat, a floresta Laurissilva, numa acção de transformação da Paisagem na zona Nascente da Ilha de São Miguel que materializa-se na conversão de mata de produção de Cryptomeria japonica em reprodução de habitats naturais, combate a infestantes, na aplicação de várias técnicas de engenharia natural e também na vertente pedagógica e de visitação, através de trilhos nas zonas de intervenção.

O resultado ao fim de quase 20 anos é de actualmente existir uma população estimada de cerca de 1000 aves.

As temáticas principais desenvolvidas foram:

  • o impacto da alteração da paisagem no habitat desta espécie (para o bem e para o mal);
  • as acções desenvolvidas ao longo dos anos para a recuperação da laurissilva;
  • as acções futuras e como este poderá ser um exemplo de gestão de território que se poderá replicar noutras zonas dos Açores, em particular.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/8gxDy6Nlblc

Visita Guiada ao Jardim da Gulbenkian

No dia 28 de abril, tivemos o gosto de acompanhar a Arq. Paisagista Paula Côrte-Real num passeio magnífico pelo projecto de Arquitectura Paisagista mais icónico da cidade de Lisboa (e talvez do país).

NOTA: Lamentamos pelas falhas de som ao longo do vídeo. Queremos sempre oferecer a melhor experiência mas às vezes as coisas não correm tão bem como esperado e desejado…

LINK PARA A GRAVAÇÃO da parte 1: https://youtu.be/5HAI5zwOB9o

LINK PARA A GRAVAÇÃO da parte 2: https://youtu.be/SnVBiIPiZNw

AFC Elementos Escritos do Projecto do Execução

No dia 29 de abril decorreu a Acção de Formação sobre os Elementos Escritos em fase de Projecto de Execução.

FORMADORES: Arquitecto Paisagista Pedro Batalha e Arquitecta Paisagista Paula Simões, formadora certificada pelo IEFP

Visita Guiada ao Jardim de Serralves

No dia 4 de Maio, os Arqs Paisagistas Luísa Almendra Roque e Ricardo Bravo levam-nos num passeio magnífico pelo jardim de Serralves, passando pelo Tree Top e pelo Roseiral.

Embora tenha sido realizado uns dias depois de Abril, este evento ainda se enquadra dentro das celebrações da APAP do Mês Internacional da Arquitectura Paisagista 2022, sendo que este foi adiado devido ao mau tempo no dia em que o evento estava originalmente planeado.

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/vWUSiM4gmoc

Assembleia-Geral Plenária Ordinária

No dia 30 de Abril realizou-se a Assembleia-Geral Plenária Ordinária para:

  • Apreciação e análise do Relatório de Actividades de 2021;
  • Ponto Dois: Apreciação e votação do Relatório, balanço e contas relativos ao exercício de 2021;
  • Ponto Três: Aumento da quota anual em 2023.

Esta Assembleia Geral realizou-se no Observatório da Paisagem da Charneca, Casal do Gavião, Gaviãozinho.

Os documentos referentes a esta Assembleia-Geral estão disponíveis através do link:

https://drive.google.com/drive/folders/1Cf1vVJ5cGgyYY-cF-NJmhSm8Sc0ts72e

LINK PARA A GRAVAÇÃO: https://youtu.be/xnSAjpiGRb8

Almoço-convívio

No dia 30 de Abril de 2022, após a Assembleia Geral, juntámo-nos para um maravilhoso almoço-convívio com produtos locais no Observatório da Paisagem da Charneca. Infelizmente a visita guiada ao Observatório que estava planeada não pôde ser realizada porque o tractor estava ocupado com o trabalho da exploração agrícola. Mas o almoço, a vista e a companhia foram mais do que suficientes para nos deixar a todos com a barriga e a alma cheias!!

Celebrações de anos anteriores