Abril 3, 2023

APAP NA URBANGARDEN / EXPOJARDIM EM MATOSINHOS

De 16 a 18 de Março, a APAP esteve em Matosinhos, na UrbanGarden/ExpoJardim com um stand para venda de livros, para apoio ao associado e para fazer contactos institucionais.

No final da manhã de sexta-feira, fomos agradavelmente surpreendidos com a apresentação do Professor Leonel Fadigas “Dos jardins à agricultura urbana”, organizada pela Universidade de Lisboa, e ainda tivemos direito a uma fotografia no nosso stand.

A presença da APAP começou na tarde de 6ª feira, dia 17 de Março, com a participação no seminário da Anteprojectos sob o tema “Da sustentabilidade das cidades”, no formato de mesa redonda, na qual, entre outros participantes, contámos com a presença dos nossos delegados do Distrito do Porto e dos Distritos do Alto Douro, Luís Guedes de Carvalho e João Bicho, respectivamente, assim como da colega Luísa Almendra Roque. Foi uma conversa animada onde os participantes se debruçaram sobre a prática do uso do termo “paisagista” para definir os arquitectos paisagistas, sendo que uns colegas se sentem menosprezados por este facto e outros não se importam com o título desde que sejam chamados para efectivamente fazer trabalho de arquitectura paisagista. O que abriu outro tema de debate que é a ainda comum prática de chamar o arquitecto paisagista somente no final do projecto em vez de o incluir desde o início no processo do desenho, assim como o facto de os espaços exteriores serem normalmente construídos no final da obra, frequentemente já se gastou parte da verba, sendo que acabam por não ser construídos ou ser construídos com materiais e/ou práticas de menor qualidade do que as projectadas. Foi sem dúvida um debate interessante que teria dado conversa para muito mais tempo.

Logo em seguida, deu-se início à Conferência APAP e havia gente à espera desde a manhã para ouvir a Laura Roldão Costa apresentar o tema “Infraestrutura verde e azul: um exemplo na AMP”. E não desiludiu! Ficámos a saber um pouco mais sobre o Corredor Verde do Rio Leça, sobre a exemplar cooperação entre os vários municípios envolvidos que tornou o projecto possível, sobre a ponte que teve de ser projectada minuciosamente a pensar na sua construção de modo a não afectar as árvores adultas adjacentes e como a população estava tão entusiasmada com o projecto que atravessava as barreiras ainda antes da inauguração oficial. Estando previsto o início da construção do troço que começa no Porto de Leixões para breve, e estando a Exponor a escassa distância, deixámos o desafio de fazer uma visita guiada na próxima UrbanGarden do Porto, daqui a dois anos!!

Para finalizar o dia em grande, o nosso Presidente João Ceregeiro fez a apresentação do livro “A Árvore em Portugal”, publicação que teve grande sucesso de venda durante o certame. Aliás, a UrbanGarden/ExpoJardim deste ano foi um verdadeiro sucesso de vendas, tendo a APAP verificado o maior número de venda de livros de qualquer evento até à data!