Setembro 2, 2024

Carta enviada ao CNOP a solicitar Estatuto de Observador para a APAP

No passado dia 26 de Julho de 2024, a APAP enviou uma carta ao Prof. António Mendonça, Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) com o pedido de Estatuto de Observador para a APAP:

Exmo. Sr. Professor

Começo por saudar a direcção do Conselho Nacional das Ordens Profissionais e as recentes realizações, da aprovação dos novos estatutos e da realização do 1º Fórum das ordens profissionais no mês de Maio, entre outros.

Julgo ser do conhecimento geral do esforço que os arquitectos paisagistas e a sua associação profissional têm feito nas últimas décadas para a criação de uma ordem profissional e neste âmbito ser atribuído pelo estado a respectiva autonomia para regular a profissão.

Tem faltado um expresso apoio político dos partidos com maioria  parlamentar, embora reconhecendo incondicionalmente a relevância dos âmbitos em que a profissão opera e da importância de se conseguir aquele objectivo não somente necessário para a profissão no controlo de acesso, exercício da profissão e de um regime disciplinar próprio mas também de um qualificado serviço público sobre o desenho urbano de base ecológica, de um ordenamento do território a partir da paisagem, do seu planeamento e gestão, âmbitos de que o país tanto necessita.

Crentes num desenlace desta legítima aspiração num futuro próximo, vimos neste contexto solicitar a V. Ex.ª. a habilitação ao estatuto de observador junto do CNOP e desta forma podermos acompanhar com a proximidade necessária o debate das profissões reguladas.

Na expectativa das suas prezadas notícias, ficamos ao seu inteiro dispor e subscrevemo-nos com a mais elevada consideração e saudações paisagistas,

João Ceregeiro, Presidente da APAP