Dezembro 9, 2022

Conferência Ilídio de Araújo: paisagens Brasileiras, expedições com Roberto Burle Marx e seus projectos

‘Conferência Ilídio de Araújo’, por Oscar Bressane

PAISAGENS BRASILERIAS, EXPEDIÇÕES COM ROBERTO BURLE MARX E SEUS PROJETOS
20 de Outubro de 2022 | Galeria da Biodiversidade – Jardim Botânico da Universidade do Porto

A ‘Conferência Ilídio de Araújo’ quis celebrar o Dia Internacional da Paisagem dando voz aos que reflectem sobre paisagem, cultura e conhecimento em geral e que, como Ilídio Araújo, gostam de partilhar os seus conhecimentos. Arquitecto paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (Lisboa, 1953), Ilídio de Araújo (Celorico de Basto, 1925 – Porto, 2015) deixou um legado notável na área da investigação da paisagem portuguesa, atestada nos seus projectos, numa extensa e diversificada produção bibliográfica e nas muitas conferências que proferiu, e que ainda hoje são uma referência e uma inspiração para todos aqueles que se dedicam à leitura e interpretação da paisagem, à protecção dos seus valores e ao seu planeamento.

A conferência começou com a apresentação do episódio 2 intitulado ‘Paisagista’ da série Expedições Burle Marx, dirigida por João Vargas Penna. Uma série onde Oscar Bressane e José Tabacow retraçam os percursos destas viagens e revelam a importância que Burle Marx colocou na observação da natureza para a criação dos seus parques e jardins. Foi uma conferência que decorreu com ampla participação do público, em particular os estudantes de arquitectura paisagista, onde Oscar Bressane apresentou as paisagens e plantas nativas do Brasil e como estas influenciaram o design de Burle Marx; numa grande lição de arquitectura paisagista, acerca de como as formas e composição das paisagens naturais podem inspirar e influenciar o desenho de projecto.

Esta conferência foi a 4ª edição de um conjunto de conferências que são iniciativa conjunta do grupo de Arquitectura Paisagista do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território e do Observatório da Paisagem, ambos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Nota biográfica do orador:

Oscar Bressane (1953) licenciou-se em arquitectura e urbanismo (1979) pela Universidade Mackenzie e é também fotógrafo. Em 1976, trabalhou com o arquitecto paisagista Fernando Chacel e mais tarde com Koiti Mori. A partir de 1978, junta-se à equipa de Roberto Burle Marx participando em excursões para estudar a paisagem e recolher plantas com potencial uso ornamental. Em 2012, juntamente com José Tabacow, participa no documentário “Expedições Burle Marx”/”Burle Marx Expeditions” do cineasta João Vargas. Simultaneamente desenvolve projectos de arquitetura paisagista com destaque para o Rodoanel Mário Covas – SP (33,5km – trecho oeste), 21 unidades do C.E.U. (Centro Educativo Unificado) em São Paulo, Fazenda Marambaia, Residencial Alphaville 1, Reurbanização das Favelas, entre outros. Actualmente desenha paisagem e realiza viagens de campo para estudar o ambiente e a fotografia da natureza. Organiza e conduz grupos de interpretação de paisagem e orienta projectos de arquitetura paisagista. Juntamente com José Tabacow idealizou e organizou a documentação do Burle Marx Memorial, recolhendo documentos, testemunhos e fotografias relacionadas com o trabalho de campo realizado por Roberto Burle Marx ao longo da sua vida. Estes documentos estão arquivados no Sítio Roberto Burle Marx e, futuramente, estarão disponíveis para investigação.

Por Teresa Portela Marques