Dezembro 31, 2022
IFLA WORLD | Inquérito Global acerca da Prática Profissional para a Arquitectura Paisagista | 3º lugar
No Congresso Mundial que decorreu em Agosto, na Coreia, a IFLA lançou um Inquérito Global acerca da Prática Profissional para a Arquitectura Paisagista. James Hayter, o então cessante presidente da IFLA World, apelou à maior participação possível referindo ser essa a peça fundamental para o sucesso desta iniciativa.
Nos cinco meses que se seguiram, a sondagem esteve disponível em seis idiomas diferentes, e a informação partilhada pelos arquitectos paisagistas espalhados pelo mundo que a ela responderam, irá contribuir para uma compreensão global da nossa actividade profissional e para a identificação de semelhanças e diferenças entre países e regiões. Da sua análise decorrerão medidas e serão implementadas mudanças que se deseja que possam contribuir para melhorar e consolidar o reconhecimento da Arquitectura Paisagista a nível mundial; serão definidas acções e práticas de capacitação e atualização técnica para que os profissionais possam responder de forma técnica e ética e liderar na resposta aos desafios que testam o desempenho de quem lida diariamente com a construção da paisagem e a preservação do ambiente.
Portugal está de parabéns na resposta a esta iniciativa porque com o número de contributos submetidos alcançou o terceiro lugar a nível mundial. Pela nossa participação, estatisticamente significativa, seremos presenteados com um relatório personalizado das respostas que caracterizam a nossa realidade nacional o que permitirá à APAP ser mais assertiva nas iniciativas e medidas que a Direcção procura implementar para o reconhecimento e afirmação da profissão.
Neste virar de página, quero deixar um enorme obrigada a todos os que valorizam e participam na vida associativa da APAP contribuindo para que em Portugal esta estrutura associativa possa continuar a defender o direito à regulação do exercício da profissão do Arquitecto Paisagista, a promover o seu reconhecimento profissional e a valorização dos seus ensinos, a defender a afectação da especificidade das suas responsabilidades e valências profissionais e a integrar-se junto dos seus pares, sobretudo no seio da IFLA Europa.
Que 2023 seja O ano do reconhecimento da Arquitectura Paisagista em Portugal e que, enquanto Arquitectos Paisagistas, em qualquer cargo, tarefa ou situação, estejamos à altura de merecer e defender com orgulho o legado com que os nossos Mestres nos presentearam!