Dezembro 21, 2022
Jornadas da Floresta
A APAP foi convidada, enquanto membro do Observatório do Pinhal do Rei, a participar nas conferências das “Jornadas da Floresta” em S. Pedro de Moel, sobre os temas “O futuro da Mata” [Mata Nacional de Leiria] e “O futuro do Museu” [Museu Nacional da Floresta], tendo estado presente na primeira. Aquela teve lugar na Casa Afonso Lopes Vieira, no passado dia 19 de Agosto e foi promovida pelo Municipio da Marinha Grande com a curadoria do Grémio dos Arquitectos.
Como oradores convidados estiveram João Paulo Forte (Geógrafo, Iris – Associação Nacional do Ambiente), José Pedro Font (Designer e Produtor Florestal), Maria Virgínia Henriques (Geógrafa) e Milene Matos (Bióloga). Como mediador esteve Ricardo Camacho (Arquitecto).
Esta conferência revelou-se feliz na concretização dos seus objectivos de mobilizar actores, conciliar visões e discutir os problemas e as potencialidades da MNL. Mostrou-se ser transversal a percepção da complexidade do tema e das suas várias dimensões, nos domínios ambiental, económico e social, assim como, consequentemente, a importância da multifuncionalidade e da participação informada nos processos. Transversal também afigurou-se a consciência de que se as soluções a adoptar forem iguais, os resultados serão iguais.
Texto por: Catarina Dias, APAP n.º250, Associado cooptado para o Observatório do Pinhal do Rei