Março 19, 2025

Oferta de Emprego

A MONTIS, Associação para a Gestão e Conservação da Natureza pretende contratar um(a) técnico/a a tempo inteiro para integrar e completar as valências de que já dispõe na equipa técnica.

A MONTIS é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e que opera a nível nacional. Tem sede em Vouzela, distrito de Viseu, foi criada no dia 21 de Março de 2014 e tem como objetivo central gerir territórios com relevância para a conservação dos valores naturais.

Iniciou as suas atividades de gestão do território nas serras da Arada e Caramulo, e atualmente a área gerida ascende a cerca de 300 ha, localizados nos concelhos de Águeda, Arouca, Covilhã, Malveira, Pampilhosa da Serra, São Pedro do Sul e Vouzela.

 

Perfil:

Técnico/a de conservação da natureza, com espírito de liderança, polivalente e com grande capacidade de adaptação a várias funções, incluindo a coordenação de equipas de técnicos e voluntários no terreno e tarefas de gabinete.

A/o candidata/o a contratar deverá ter formação superior e experiência profissional em engenharia/ gestão florestal, arquitetura paisagista (áreas preferenciais), ou outras áreas relacionadas com a conservação de ecossistemas florestais.

O/a candidato/a deverá ter capacidade de organização de informação, e ter facilidade de leitura e análise de cartografia e domínio do GoogleEarth. O domínio de ferramentas SIG será valorizado.

Deverá ainda ter carta de condução e computador portátil (possuir viatura própria poderá ser uma vantagem).

Tarefas a desenvolver:

  • Apoio na gestão de áreas naturais, incluindo caracterização biofísica, definição de planos de gestão de propriedades e/ou de áreas florestais, tarefas de trabalho prático no terreno e elaboração de relatórios de gestão.
  • Coordenação de equipas de voluntários de longa duração.
  • Colaboração na elaboração de candidaturas, propostas e protocolos, nacionais e/ou internacionais, incluindo em parceria com outras entidades também nacionais e/ou internacionais.
  • Comunicação: contactos com parceiros (existentes ou potenciais), realização de apresentações, angariação de voluntários, comunicação das atividades, gestão de redes sociais e website, etc..
  • Participação na organização de passeios, ações de voluntariado, colóquios e outras atividades.

 

Outros requisitos preferenciais:

  • Experiência e gosto no trabalho de campo
  • Experiência e/ou formação em máquinas moto-manuais
  • Disponibilidade para trabalhar aos fins de semana
  • Domínio de ferramentas de comunicação (Facebook, Instagram, blog, Instagram, wordpress, etc.)
  • Bons conhecimentos de inglês escrito e falado
  • Responsabilidade e boa capacidade de comunicação
  • Motivação, dinamismo e espírito de iniciativa
  • Autonomia

Local de trabalho:

Vouzela (sede), com as deslocações necessárias às propriedades geridas pela MONTIS nos concelhos de Vouzela, São Pedro do Sul, Arouca, Covilhã, Pampilhosa da Serra e, quando necessário, outros locais.

O que oferecemos:

A remuneração será definida a partir da proposta apresentada, sendo um dos critérios de escolha para a contratação, tendo em atenção o conjunto de remunerações que existem/têm existido na MONTIS, a que acresce o subsídio de alimentação e seguro de trabalho.

Escritório em Vouzela para desenvolver o trabalho, e a possibilidade de utilização da viatura todo o terreno no acesso às propriedades.

Poderá ainda contar com o apoio técnico dos restantes técnicos da MONTIS, atualmente dois e, sobretudo, dos membros da Direcção, na nossa perspetiva e vontade de fazer mais e melhor e a possibilidade de fazer crescer a associação e também os que nela trabalham.

E vai ter a oportunidade de representar e ajudar a alcançar os objetivos de uma organização única e ambiciosa na conservação da biodiversidade em Portugal.

Processo de candidatura:

Os interessados devem enviar um CV atualizadocarta de motivação, dois a três contactos para pedido de referências, e outros elementos que os candidatos considerem úteis para a instrução da sua candidatura, para [email protected] até ao dia 21/03/2025.

As candidaturas serão avaliadas e selecionadas algumas para uma fase de entrevistas.

Após as entrevistas a direção da MONTIS fará a sua escolha.