Fevereiro 17, 2023

Aberto o período para nomeações para o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe 2023

A Federação Internacional de Arquitectos Paisagistas (IFLA), entidade que representa a profissão de arquitectura paisagista a nível mundial, está a solicitar nomeações para o seu Prémio Sir Geoffrey Jellicoe.

O Prémio Sir Geoffrey Jellicoe é a maior honra que a IFLA pode conceder a um arquitecto paisagista. O prémio reconhece arquitectos paisagistas vivos cujas realizações e contributos tiveram um impacto único e duradouro no bem-estar da sociedade e do ambiente e na promoção da profissão de arquitectura paisagista. O prémio é atribuído anualmente a académicos ou profissionais cujo trabalho e realizações sejam reconhecidos internacionalmente. As nomeações podem ser feitas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, assim como por associações afiliadas à IFLA, delegados, membros e membros de organizações profissionais aliadas.

As nomeações devem consistir numa carta breve, não superior a três páginas, que descreva as qualificações do candidato, incluindo um resumo do seu passado e das suas realizações; trabalho profissional e/ou ensino e publicações; e uma revisão das contribuições internacionais do candidato.

Por favor, envie as nomeações para o email de Sally Robertshaw, Secretária Executiva da IFLA:  [email protected].

As candidaturas devem ser recebidas até 31 de Março de 2023.

Os anteriores vencedores incluem Adriaan Geuze (2022), Jala Makhzoumi (2021), Kongjian Yu (2020), Kathryn Gustafson (2019), Anne Whiston Spirn (2018), Dirk Sijmons (2017), Peter Latz (2016), Mario SchJetnan (2015), Sun Xiao Xiang (2014), Gonçalo Ribeiro Telles (2013), Mihály Mőcsényi (2012), Cornelia Hahn Oberlander (2011), Bernard Lassus (2009) e Peter Walker (2005). O Prémio Jellicoe foi iniciado em 2004. Consulte o site da IFLA para mais informações.

O prémio comemora as excelentes contribuições para a IFLA do Presidente de Honra, Sir Geoffrey Jellicoe (1900-1996), que serviu a IFLA como presidente fundador entre 1948 e 1954. Sir Geoffrey Jellicoe foi um arquitecto paisagista líder com uma carreira de quase 80 anos. Treinado como arquitecto, Jellicoe dedicou a sua carreira à arquitectura paisagista depois de uma visita de estudo de um ano aos jardins renascentistas italianos. As ricas contribuições de Jellicoe incluem o Memorial Kennedy em Runnymede e os jardins de Shute House, considerados algumas das suas maiores obras. Jellicoe publicou mais de 17 livros, incluindo três com a sua esposa e colaboradora, Lady Susan Jellicoe. Jellicoe foi membro fundador e presidente do British Institute of Landscape Architects, mais tarde renomeado para Landscape Institute. Recebeu o título de cavaleiro pelos serviços à arquitectura paisagista em 1979 e em 1994 foi galardoado com o mais alto prémio da Royal Horticultural Society, a Medalha de Honra Victoria.

Para mais informações contacte Gareth Doherty, ASLA, Director, Secretariat para o Prémio IFLA Sir Geoffrey Jellicoe em Arquitectura Paisagista, através do email: [email protected].