Agosto 25, 2021

ACÇÃO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO SUMI-E

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A APAP está muito entusiasmada por oferecer esta nova Acção de Formação Complementar. Dirigida a arquitectos paisagistas, arquitectos, desenhadores, artistas, e a todos os interessados no tema, este workshop pode ser realizado por adultos e crianças de todas as idades, inclusive em idade pré-escolar, o que oferece a oportunidade de uma actividade em família!

A AFC será realizada no dia 11 de Setembro, das 10:30 às 11:30, no relvado em frente à sede da APAP, com a maravilhosa vista sobre a Tapada, com o Tejo e a ponte 25 de Abril de fundo.

Os objectivos desta formação centram-se na aprendizagem das bases para a realização de ilustrações usando a técnica Sumi-e, que tem como princípios a simplicidade, a concentração e a claridade. Tendo sido praticada pelos monges zen inicialmente na China que a levaram para o Japão até à atualidade, pensa-se que tenha sido usada pelos literatos para ilustrar os seus poemas. Os participantes deste evento vão experimentar técnicas Sumi-e com pincéis orientais e com materiais ocidentais, a partir de elementos naturais locais. reutilização de materiais em suportes de pequenas dimensões.

FORMADORA:
Dra. Susana Tereso, com formação em Pintura Sumi-e com mestre japonês, realizada na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Sendo uma pintura oriental, e considerando que na cultura ocidental a cor é mais valorizada em detrimento da forma, no âmbito do Doutoramento em Belas Artes – Pintura “Pintura Sumi-e e Sustentabilidade”, a Dra. Tereso aplicou as técnicas sumi-e aos materiais ocidentais e às plantas autóctones/espontâneas de Portugal.

VALOR:
Associados APAP com as quotas em dia: 20.00 € + IVA
Crianças: 12.00 € + IVA
Outros: 25.00€ + IVA
Estudantes: 30% de desconto

INSCRIÇÕES:
https://forms.gle/obhbLzznZNzVrYvp8

PROGRAMA:
1 – Introdução à pintura sumi-e, incluindo a demonstração de acto de moer a barra de tinta sumi na pedra própria para a moer, que os participantes podem experimentar.
2 – Exercícios básicos, como por exemplo a representação do nome de cada participante em caracteres japoneses, para aquisição de técnicas de qualidade da linha.
3 – Representação de paisagem de Verão, e de espécies locais de plantas, pássaros e borboletas, de acordo com os interesses da instituição e dos potenciais participantes.

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