Fevereiro 5, 2024

APAP/IFLA Europe Conference “Landscape Architecture: a profession for the future”

Em Nápoles, no congresso e nos trabalhos desenvolvidos na Assembleia Geral da IFLA Europa – International Federation of Landscape Architects European Region , por entre paisagens perdidas e resgatadas, emergiu, de uma forma muito intensa e global, a consciência de que é urgente remir (um)a identidade para a arquitectura paisagista, para lá dos nossos pares.

Esta pertinência (e urgência) de encontrar a “fórmula” de a Arquitectura Paisagista “se fazer reconhecer” consubstancia-se bem para além de uma simples crise de identidade ou da ausência de reconhecimento e valorização profissional que, um pouco por toda a Europa, se vive na primeira pessoa.

Devemos, enquanto Associações Nacionais, ter a coragem de honrar o papel árduo e fantástico desempenhado de forma tão assertiva, prática e concreta pelas gerações que nos antecederam e não há melhor oportunidade do que os desequilíbrios dos tempos em que vivemos.

A Arquitectura Paisagista sabe como actuar, ordenar e gerir o sistema paisagem, como minimizar os desequilíbrios causados pelas acções humanas e como passar a actuar com a paisagem. Por todas essas razões a Arquitectura Paisagista é a Profissão do futuro.

Neste contexto, a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas pretende usufruir da presença em Portugal do Conselho Executivo da IFLA Europa para reflectir e estabelecer o modo de comunicar para lá dos seus pares e de colocar todas as nossas valências, os conhecimentos e ferramentas, ao serviço da comunidade e de forma a que se afirme ao serviço de uma gestão consciente e sustentável da Casa Comum.

Assim sendo, gostaríamos de convidar todos os nossos associados e amigos a participar da Conferência APAP/IFLA Europe “Landscape Architecture: a profession for the future”, a realizar-se no dia 15 de Março, das 10:15 às 14:00, na Casa do Jardim da Estrela, em Lisboa. A conferência será em inglês.