Julho 12, 2022

Apresentação do livro “Arquitectura Paisagista ou «a organização do espaço» nas paisagens”, de Ilídio Alves de Araújo, em Loulé.

A APAP dinamizou no dia 6 de Julho de 2022, através da Delegação Distrital de Faro, a terceira sessão de apresentação do livro “Arquitectura Paisagista ou «a organização do espaço» nas paisagens”, de Ilídio Alves de Araújo.

Nesta sessão, moderada pelo Presidente da Direcção, João Ceregeiro, e com apresentação da obra pelo Delegado Regional, Gonçalo Duarte Gomes, houve ampla reflexão em torno da importância que os escritos ora publicados possuem para a construção do corpo teórico e bibliografia fundamental da Arquitectura Paisagista em Portugal, para além das oportunidades de aprendizagem prática que representam, para a construção de uma maior consciência e melhores processos de decisão, no que à paisagem diz respeito.

No entanto, o destaque maior acabaria por ser o emotivo testemunho da família – com a presença de filhos e netos de Ilídio Alves de Araújo – relativamente à dimensão humana, e mais pessoal, do autor, indissociável da sua envergadura intelectual, técnica e profissional.

Fernando Santos Pessoa, um dos coordenadores da edição, para além do testemunho da sua longa amizade e cumplicidade com Ilídio Araújo, sublinhou o desafio que constituiu a compilação dos textos dados à estampa neste primeiro volume, não apenas pelo exercício de selecção, de entre o vasto espólio documental disponível, mas igualmente pela procura de moldes que não defraudassem o espírito da sua escrita e as intenções do autor.

Contando com uma assistência de mais de duas dezenas de participantes, esta sessão, realizada em Loulé, na Casa do Meio-Dia, contou com o apoio da editora Sul, Sol e Sal, onde se encontram disponíveis para venda alguns exemplares do livro.

Crédito das imagens @Salvador Santos/Sul,Sol e Sal