Janeiro 26, 2023

ART3C Clima, Comunicação, Comunidade. Montado como Paisagem

O projecto ART3C visa a sensibilização para as alterações climáticas através do conhecimento científico e da criação artística em torno da paisagem, nomeadamente a do montado, estabelecendo uma dimensão
transversal entre ciência ambiental, arte e ligação às comunidades.

Mobiliza uma equipa de cruzamento disciplinar: artistas em vários domínios — artes visuais, fotografia, arte mural, desenho de natureza —, cientistas especialistas em alterações climáticas e comunidades locais (escolas, famílias, grupos seniores, associações culturais) num projecto colaborativo a decorrer no
espaço rural, no contexto de uma exploração agro-florestal baseada no montado, localizada no concelho da Chamusca.

Assenta num programa de residências artísticas nos vários domínios, que terão um carácter participativo, integrando workshops, seminários, ateliers abertos, caminhadas, tirando partido da relação com a paisagem envolvente.

Procura-se nestas actividades aprofundar as potencialidades de interacção entre arte e ciência, a
partir da exploração de pontos de contacto onde estas disciplinas se podem cruzar.

Os valores ambientais e de biodiversidade do montado, bem como as ameaças decorrentes das alterações climáticas, irão constituir um quadro inspirador para as várias abordagens artísticas e multidisciplinares.

Os resultados e produtos finais serão apresentados através de exposições e registos multimédia, explorando-se a dimensão da comunicação de ciência e o envolvimento da sociedade na discussão sobre as alterações climáticas.

O Observatório da Paisagem da Charneca apresentou, no final de 2021, uma candidatura ao Programa de Apoio em Parceria – Arte e Ambiente, coordenado pela Direcção-Geral das Artes, cujo objectivo principal é o de promover, através do desenvolvimento e implementação de projectos artísticos, uma cidadania ambiental inclusiva que conduza a modelos de conduta sustentáveis, designadamente na mitigação e adaptação às Alterações Climáticas.

Apesar do vasto conhecimento científico sobre esses processos, constata-se que ele é ainda pouco mobilizador dos indivíduos e das comunidades. De facto, as decisões visando alterar comportamentos face ao impacte das alterações climáticas dependem sobretudo de suscitarem processos emocionais, a fim de que as pessoas percepcionem as alterações climáticas como uma emergência que ameaça a sua qualidade de vida.

Neste contexto, a comunicação e co-produção entre cientistas, artistas e comunidades locais tem-se revelado uma forma de tornar perceptíveis os fenómenos das alterações climáticas ao nível emocional, captando o envolvimento do público e fomentando reflexões conjuntas sobre os seus impactes e alternativas de actuação.

Existem diversas experiências destes processos que têm contribuído para a consciencialização das comunidades, a nível local e global.

Foi assim apresentada a candidatura ‘ART3C – Clima/Comunicação/Comunidade. Montado como Paisagem’, no pressuposto que as alterações climáticas estão a afectar o montado da charneca, importante valor ambiental e económico na Charneca do Tejo e na paisagem mediterrânica em geral.

A candidatura foi apoiada com base na sua fundamentação, no enquadramento na realidade artística actual e no contexto em que se enquadra, e irá desenvolver-se no ano lectivo 2022/2023.

Texto retirado do flyer da ART3C, disponível na página do Observatório da Paisagem da Charneca, em: https://opc-paisagem.pt/art3c/