• Este livro é uma referência na formação de arquitectos paisagistas, biólogos, agrónomos, geógrafos, botânicos, ambientalistas e outros naturalistas em Portugal.

    Mas é também um clássico para o público em geral, não apenas por identificar as espécies vegetais do território português, mas porque sabe explicar de forma clara e simples as complexidades do nosso património vegetal num entendimento ecológico pioneiro, ensinando a compreendê-lo e a respeitá-lo.

  • Publicado com o apoio da Associação Campo Aberto e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, este livro, da autoria de Ilídio de Araújo e coordenado pelo Arq. Paisagista Fernando Santos Pessoa e pelo Dr. José Carlos Costa Marques, oferece um importante testemunho da transformação de Portugal ao longo de seis décadas.

    Interessa, pelo título, à arquitectura paisagista, mas, pelo conteúdo, igualmente à agricultura, à agronomia, à economia agrária, ao planeamento territorial, à geografia, à administração pública local e central, às ciências biológicas, ecológicas e do ambiente, à floresta e à silvicultura, aos conservacionistas e defensores da natureza e do ambiente, aos decisores públicos e privados, e a quem quer que procure compreender o estado e a história do território português.

  • Esta edição leva-nos a conhecer como Gonçalo Ribeiro Telles desenvolveu a sua acção pedagógica, profissional e política ao longo de várias décadas de vida, trabalho e militância de causas.

    O livro inclui 74 imagens, entre fotografias, projectos e pinturas por ele realizadas que nos dão uma imagem da dimensão da criatividade e qualidade da obra imensa que nos deixou.

  • Compilação de textos do autor publicados na imprensa que traduz olhares sobre o Algarve, as suas paisagens e a mistura de forças telúricas e humanas que as moldam.

  • Este livro apresenta a relação simbiótica entre a agricultura e as cidades partindo da análise histórica da evolução das cidades e do modo como foram vividas e olhando para o futuro, à luz de novos conceitos, o autor propõe uma solução inovadora para tornar as cidades do nosso tempo mais humanas e sustentáveis: introduzir a agricultura nas cidades, trazendo para dentro delas e para a sua proximidade o suporte alimentar sem o qual não sobrevivem, ajustando o ordenamento da paisagem e do território ao planeamento urbano.

  • Out of stock

    Este livro debruça-se sobre a necessidade de mudança de paradigma nas actuais práticas de gestão das águas pluviais introduzindo uma nova perspectiva sobre gestão destas através do desenho do espaço público. O livro oferece uma vasta gama de soluções conceptuais sistematizadas aplicáveis na concepção de espaços públicos.

  • Parafraseando a síntese de José António Rebocho-Christo, este livro é uma verdadeira “visita guiada” do passado que moldou o presente da bela cidade de Aveiro. Uma viagem magnificamente ilustrada, fruto de uma investigação de elevado mérito e profundidade, e de uma grande reflexão e paixão por Aveiro, pela sua notável história e património religioso, civil e natural, pelo estudo e aferição das actividades produtivas e mercantis, pela sociabilidade e espaços públicos e pela evolução do desenho urbano.

  • Compilação de textos do autor publicados na imprensa que traduz olhares sobre o Algarve, as suas paisagens e a mistura de forças telúricas e humanas que as moldam.

  • O que é a Paisagem?

    A paisagem é tudo o que nos rodeia: do nosso bairro até às estradas que percorremos todos os dias até aos lugares mais extraordinários. Este livro mostra-nos como compreender, gerir e respeitar as nossas paisagens e o nosso território e a tornarmo-nos protagonistas nas decisões que os envolvem.

  • Um espírito luminoso Muito seguro do seu saber Mas nada pretensioso O Mestre vivia numa outra dimensão.   João Reis Gomes
  • Catálogo da exposição itinerante de trabalhos profissionais e das licenciaturas de Arquitectura Paisagista realizada pela APAP em Tavira e Évora em 2007 e em Vila Real, Porto, Madeira e Lisboa em 2008.

  • Ao longo da vida, o autor foi escrevendo, com frequência, para jornais nacionais e regionais, participou em inúmeros encontros, colóquios e seminários, sempre dedicados aos problemas do Ambiente e da arquitectura paisagista que, na sua visão, é uma arte e uma ciência directamente ligada às questões ambientais, às ciências da Terra, à ecologia e à paisagem.

    De entre o muito material escrito seleccionaram-se alguns textos que se agrupam em áreas temáticas e que traduzem o leque de preocupações que nortearam sempre a sua actividade, na qual a docência teve sempre um papel decisivo. Transmitir aos jovens alunos de arquitectura paisagista a visão global que a profissão lhes poderá conferir foi sempre um desafio que o estimulou.

    Também o seu percurso na função pública lhe permitiu reunir imensa informação e adquirir um conhecimento profundo que partilha e traduz para um público menos especializado com o propósito de desenvolver a sua consciência cívica e vontade de participação.

    Este livro aborda questões de grande actualidade, cuja leitura não deixa ninguém indiferente.

  • Gonçalo Ribeiro Telles - a Fotobiografia é um livro onde se reúnem mais de 230 imagens cuidadosamente seleccionadas pelo autor, Arquitecto Paisagista Fernando Santos Pessoa, que compilou e organizou o seu conteúdo, fruto da pesquisa em diversos espólios. O texto, rico em informações, é um testemunho baseado num grande conhecimento e profunda admiração pelo biografado. Esta narrativa visual de vários aspectos da vida do Professor Gonçalo Ribeiro Telles, revela-se tão multifacetada como a sua personalidade, e inclui imagens de vários protagonistas da sociedade portuguesa da segunda metade do século xx, constituindo uma obra de grande interesse documental.

    Um livro de memórias e uma retrospectiva da longa vida de um homem de serviço a inúmeras causas., e inclui imagens de vários protagonistas da sociedade portuguesa da segunda metade do século xx, constituindo uma obra de grande interesse documental. Um livro de memórias e uma retrospectiva da longa vida de um homem de serviço a inúmeras causas.

  • Alocuções, entrevistas, apontamentos de trabalho, pareceres, comunicações a congressos, artigos de opinião escritos pelo autor ao longo de décadas na sua intervenção cívica, cultural e profissional, nos vários domínios em que se destacou: a defesa do ambiente e do ordenamento do território, a humanização do habitat, a conservação da natureza e a preservação da paisagem, e que se constituem como doutrina, instrumentos de militância ou consagração de conceitos e que representam um incontornável legado de experiência e sabedoria.

Não há plugins para instalar ou ativar. <a href=" %1$s"title="Voltar para o Painel">Voltar para o Painel</a>

Go to Top