Julho 1, 2024
Cerimónia de entrega de Prémios ARCHIPRIX 2024
No dia 22 de Junho de 2024, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios ARCHIPRIX PORTUGAL 2024 – Prémio Nacional para o Ensino de Arquitectura, Arquitectura Paisagista e Urbanismo, tendo este ano sido atribuído aos trabalhos CONVENTO DE SÃO PAULO DA SERRA D’OSSA de Vanessa Milho da Universidade de Évora e IDENTIDADE E ATMOSFERAS de Miguel Machado Góis da Universidade de Coimbra.
Este ano, e pela primeira vez, foi atribuída uma Menção Especial de Arquitectura Paisagista, que foi para a Patrícia Martins, Mestrado em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, com o projecto “RECONQUISTANDO OS FRAGMENTOS DA PAISAGEM URBANA. PROPOSTA DE INFRAESTRUTURA VERDE DE LOURES, com orientação da Sónia Talhé Azambuja e da Ana Luís (Câmara Municipal de Loures).
A APAP congratula a Fundação Serra Henriques pela inclusão da Menção Especial de Arquitectura Paisagista na edição de 2024 do Prémio Archiprix. Esta inclusão vem contribuir para o reconhecimento da importância da paisagem como suporte fundamental da actividade do homem, em qualquer escala e tipologia e para responsabilizar todas as formações reconhecidas neste galardão para a necessidade de articulação, trabalho conjunto e participação de todas as especialidades, em uníssono, para a construção equilibrada e sustentável da Casa Comum.
Dos trabalhos finalistas seleccionados, 5 da área da Arquitectura Paisagista, além dos vencedores e Menções Especiais, resultaram várias Menções Honrosas, que listamos em seguida, mas das quais salientamos o projecto “JARDINS OITOCENTISTAS NO NORTE DE PORTUGAL. UMA PROPOSTA DE PERCURSOS CULTURAIS DE PORTO A LAMEGO” de Inês Novo Gonçalves, Mestrado em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, orientado por Teresa Andresen (Associação Portuguesa dos Jardins Históricos) e Sónia Talhé Azambuja.
Outras Menções Honrosas do Archiprix 2024:
Ana Catarina Cação de Oliveira, da FAUP
Eduardo Braga, da Universidade de Coimbra
Maria João Jorge, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa
Pedro Couto de Sousa, do Instituto Superior Técnico
Inês Novo Gonçalves, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa
Joana Pinto, do ISCTE Instituto Universitário de Lisboa
Daniela Bustillos Chauvin, da Universidade de Évora
Ana Catarina Carvalho, da Universidade do Minho