Setembro 23, 2022

Congresso Internacional de Arquitectura Paisagista “Ousadia & Beleza”, na Finlândia

No dia 14 de Outubro de 2022 irá realizar-se o Congresso Internacional de Arquitectura Paisagista “Ousadia & Beleza”, organizado pela MARK, na Universidade Aalto, em Espoo, na Finlândia.

Actualmente, os arquitectos paisagistas têm um papel de liderança significativo no desenvolvimento da paisagem. A arquitectura paisagista é uma área que concretiza a forma como vemos o nosso ambiente e que torna visível a relação da nossa sociedade com a natureza.

O objectivo do design sempre foi melhorar o a qualidade de vida. O século XIX foi marcado por avanços tecnológicos e os engenheiros desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento do mundo industrializado. No século XX, ao lado da tecnologia e da ecologia, os valores humanísticos surgiram no discurso; estética e dimensões sociais. Os arquitectos assumiram um papel central e partiram para resolver os desafios do mundo pós-guerra.

Agora, no século XXI, é a vez dos arquitectos paisagistas. O elemento da natureza e a perspectiva pós-humanista aliam-se aos objectivos do design e os processos tradicionais de desenho andam de mãos dadas com uma maior compreensão da interacção entre tecnologia, homem, natureza e suas relações.

À medida que o ambiente operacional e os problemas que nele se apresentam se tornam cada vez mais complexos, os arquitectos paisagistas têm o conhecimento necessário para coordenar diferentes necessidades. O foco do projecto está, cada vez mais, passando de simplesmente ajustar o resultado final, para coordenar todo o processo. E a arquitectura paisagista fornece as competências necessárias para isso.

Ousadia

Ao elevar o perfil do debate, vemos que assumir um papel de especialista socialmente significativo requer coragem e responsabilidade. Até agora, a formação da nossa profissão exigiu uma acção ousada, e existe agora uma necessidade de acção maior do que nunca. É hora de os arquitectos paisagistas assumirem um papel de liderança no desenvolvimento da paisagem. Perguntamos, em que condições podemos nós, enquanto arquitectos paisagistas, actuar com mais ousadia neste momento, e por que meios iremos resgatar este mandato? Como cada um de nós pode agir com ousadia em seu próprio trabalho e como vemos nossa própria responsabilidade em nossas acções?

Beleza

A estética é um dos pilares da arquitectura paisagista. Agora existem vários novos temas na mesa de projecto para resolver e coordenar. Por isso, é oportuno perguntar qual é o papel da beleza e da estética na arquitectura paisagista. A habilidade da nossa profissão para criar beleza agrega, sem dúvida, valor aos projectos, mas como podemos aproveitar melhor essa expertise? Qual é o valor da beleza num mundo de mudanças e crises?

Ousadia e Beleza

Ao reunir os dois temas, queremos lançar um debate identitário interno dentro da profissão. A ousadia e beleza podem juntas formar os temas orientadores para o desenho da paisagem urbana do século XXI? Por meio de quais exemplos, projectos e acções esses temas podem ser definidos na arquitectura paisagista? Um virá antes do outro, ou ousadia e beleza são pré-requisitos um para o outro?

Página da IFLA Europa sobre o Congresso: https://iflaeurope.eu/index.php/site/general/general-assembly-2022