Setembro 2, 2022

Edições editadas ou apoiadas pela APAP desde 2018

Por ocasião da apresentação do livro “Arquitectura Paisagista ou A Organização do Espaço nas Paisagens, de Ilídio Alves de Araújo, no dia 27 de Junho em Lisboa, o João Ceregeiro pediu-me para fazer uma breve exposição sobre as obras que a APAP editou ou apoiou nos últimos anos.

Embora eu tivesse sido o ponto de contacto da APAP para cada uma destas edições, ao escrever o texto fiquei alegremente surpreendida pela quantidade, qualidade e variedade de publicações apoiadas pela nossa Associação. Deste modo, achei que seria uma boa ideia partilhar esta informação convosco, os nossos Associados, que são quem proporciona à APAP os meios para poder continuar a difundir e apoiar a Arquitectura Paisagista em Portugal.

Então aqui vai a listagem:

2018:
Árvores na Cidade: Roteiro das árvores classificadas de Lisboa, de Graça Amaral Neto Saraiva e Ana Ferreira de Almeida
A APAP apoiou a 2º edição desta magnífica e indispensável obra. O livro descreve 3 percursos pela cidade, com textos de cariz histórico e cientifico acompanhados de imagens, ilustrações e cartografia.

2019:
Evolução Urbana de Aveiro: Espaços e bairros com origem entre os séculos 15 e 19, de Maria José Curado
Parafraseando a síntese de José António Rebocho-Christo, este livro é uma verdadeira “visita guiada” do passado que moldou o presente da bela cidade de Aveiro. Uma viagem magnificamente ilustrada, fruto de uma investigação de elevado mérito e profundidade, e de uma grande reflexão e paixão por Aveiro, pela sua notável história e património religioso, civil e natural, pelo estudo e aferição das actividades produtivas e mercantis, pela sociabilidade e espaços públicos e pela evolução do desenho urbano.

2020:
Public Spaces for Water: A Design Notebook, de Maria Matos Silva
Este livro debruça-se sobre a necessidade de mudança de paradigma nas actuais práticas de gestão das águas pluviais introduzindo uma nova perspectiva sobre gestão destas através do desenho do espaço público. O livro oferece uma vasta gama de soluções conceptuais sistematizadas aplicáveis na concepção de espaços públicos.

Urbanização, Espaços Verdes e Sustentabilidade: do Jardim à Agricultura Urbana, de Leonel Fadigas
Este livro apresenta a relação simbiótica entre a agricultura e as cidades partindo da análise histórica da evolução das cidades e do modo como foram vividas e olhando para o futuro, à luz de novos conceitos, o autor propõe uma solução inovadora para tornar as cidades do nosso tempo mais humanas e sustentáveis: introduzir a agricultura nas cidades, trazendo para dentro delas e para a sua proximidade o suporte alimentar sem o qual não sobrevivem, ajustando o ordenamento da paisagem e do território ao planeamento urbano.

2021:
Fronteiras da Arquitectura Paisagista: para além do plano e do projecto
Livro editado pela APAP com a colaboração da Fundação Serra Henriques, é o culminar do projecto iniciado com o filme Tudo é Paisagem. Com textos de 19 autores e coordenação da Clara Ponte e Sousa, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APAP, encontra-se dividido em 3 grandes secções:
Ecologia, sustentabilidade e paisagem
Arte, património e paisagem, e
Sociedade, Desenvolvimento e Paisagem
Esta publicação encontra-se disponível em formato digital com acesso livre na página web da APAP, em https://apap.pt/publicacao/

A Doce Melodia de um Coro de Mudos, de Gonçalo Duarte Gomes, Delegado APAP para o Distrito de Faro
Compilação de textos do autor, publicados na imprensa, que traduz olhares sobre o Algarve, as suas paisagens e a mistura de forças telúricas e humanas que as moldam.

Gonçalo Ribeiro Telles – o Homem e a Obra, de Fernando Santos Pessoa
Esta edição leva-nos a conhecer como Gonçalo Ribeiro Telles desenvolveu a sua acção pedagógica, profissional e política ao longo de várias décadas de vida, trabalho e militância de causas. O livro inclui 74 imagens, entre fotografias, projectos e pinturas por ele realizadas que nos dão uma imagem da dimensão da criatividade e qualidade da obra imensa que nos deixou.

2022:
A Árvore em Portugal, de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles
A APAP lançou a 3ª edição desta obra de referência publicada originalmente em 1960, que foi revista e ampliada em 1999, estando, no entanto, ambas edições há muito esgotadas. Este livro é uma referência na formação de arquitectos paisagistas, biólogos, agrónomos, geógrafos, botânicos, ambientalistas e outros naturalistas em Portugal. Mas é também um clássico para o público em geral, não apenas por identificar as espécies vegetais do território português, mas porque sabe explicar de forma clara e simples as complexidades do nosso património vegetal num entendimento ecológico pioneiro, ensinando a compreendê-lo e a respeitá-lo.

Arquitectura Paisagista ou A Organização do Espaço nas Paisagens, Ilídio Alves de Araújo
Este livro oferece um importante testemunho da transformação de Portugal ao longo de seis décadas, sendo de especial interesse para a arquitectura paisagista, mas também para todos os que procurem compreender o estado e a história do território português, com interesse na esfera da defesa do património natural e construído, da biodiversidade, da conservação da natureza, da energia, da qualidade da paisagem, que o autor encara primacialmente como paisagem produtiva da qual é indissociável a sua real beleza.

Gonçalo Ribeiro Telles: Textos Escolhidos: Reedição do livro lançado em 2016 pela Argumentum, com organização do Arquitecto Fernando Santos Pessoa. Alocuções, entrevistas, apontamentos de trabalho, pareceres, comunicações a congressos, artigos de opinião escritos pelo autor ao longo de décadas na sua intervenção cívica, cultural e profissional, nos vários domínios em que se destacou: a defesa do ambiente e do ordenamento do território, a humanização do habitat, a conservação da natureza e a preservação da paisagem, e que se constituem como doutrina, instrumentos de militância ou consagração de conceitos e que representam um incontornável legado de experiência e sabedoria.

Em breve, também estará disponível:

Das pedras, pão: Um livro bilingue sobre a evolução das paisagens marginais portuguesas, publicado pelo Museu da Paisagem, com fotografia de Duarte Belo e texto de Henrique Pereira dos Santos

Todos estas publicações estão disponíveis para compra na

Loja APAP