Dezembro 13, 2018

Estratégia Regional de Paisagem dos Açores

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O Governo dos Açores publica diploma inovador que relaciona a política de território e a proteção e gestão da paisagem através da Resolução n.º 135/2018, de 10 de Dezembro.

Este é um excelente exemplo da implementação da Convenção Europeia da Paisagem (2000) e da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (2015), onde se destaca o contributo de diversos Arquitectos Paisagistas, a quem a APAP faz menção e presta um especial reconhecimento.

Entre 2000 é iniciada a identificação e caracterização da paisagem dos Açores, sob coordenação de Alexandre Cancela d’Abreu, Rosário Oliveira e José Marques Moreira.
Em 2005 é publicado o Livro das Paisagens dos Açores. 
Em 2012 é proposta a Estratégia Regional de Paisagem dos Açores e são definidos os conteúdos para a constituição do Sistema de Informação de Apoio à Gestão da Paisagem dos Açores (SIAGPA), coordenado por Rosário Oliveira, com colaboração de Cláudia Ávila Gomes, José Carlos Santos e Patrícia Santos. 
Em 2018 a publicação deste diploma e o acesso público aos conteúdos essenciais de todo este trabalho resultam do mérito e perseverança de Rui Monteiro e Sílvia Furtado, da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo e Divisão de Ordenamento do Território da Direção Regional do Ambiente. 

Nesta longa trajectória de abordagem à Paisagem e ao Território dos Açores participaram muitos outros profissionais de excelência, provenientes de diversas áreas disciplinares a quem a APAP também saúda.

Mais informação:

Portal do Ordenamento do Território:
http://ot.azores.gov.pt/Default.aspx

A Resolução do Conselho do Governo: 
https://jo.azores.gov.pt/…/10ac331a-0cee-4b4f-8…/pdfOriginal

O SIAGPA: 
http://ot.azores.gov.pt/SIAGPA.aspx

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]