HOMENAGEM GRT E LANÇAMENTO DO LIVRO ‘A ÁRVORE EM PORTUGAL’

HOMENAGEM GRT E LANÇAMENTO DO LIVRO ‘A ÁRVORE EM PORTUGAL’

A APAP organizou, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, este evento de grande relevância para a Arquitectura Paisagista em Portugal, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 25 de Maio de 2022.

Lançamento do livro 'A Árvore em Portugal'

Para além de ser a celebração dos 100 anos do nascimento do Professor, foi também o lançamento da tão esperada 3ª edição do livro A Árvore em Portugal da autoria de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles. Foi um momento com grande participação e bastante emotivo pelo seu carácter de homenagem a estes Mestres que já não se encontram entre nós.

O evento contou com a participação do Prof. Doutor António Feijó (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian), do Embaixador Francisco Ribeiro Telles, do Arq.º Paisagista Francisco Caldeira Cabral, do Arq.º Paisagista João Ceregeiro, do Prof. Doutor António Bagão Félix, do Prof. Doutor Jorge Paiva, do Arq.º Filipe Jorge, Produtor Editorial da obra A Árvore em Portugal, do Arq.º Paisagista Carlos Correia Dias e do Prof. Guilherme d’Oliveira Martins (Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian), entre os mais de 150 presentes.

A Árvore em Portugal tornou-se numa ferramenta de referência na formação de arquitectos paisagistas, biólogos, agrónomos, geógrafos, botânicos, ambientalistas e outros naturalistas em Portugal, mas também num clássico para o público em geral, não apenas por identificar as espécies vegetais do território português, mas porque soube explicar de forma clara e simples as complexidades do nosso património vegetal num entendimento ecológico pioneiro, ensinando a compreendê-lo e a respeitá-lo. Publicado originalmente em 1960, o livro foi revisto e ampliado em 1999, estando, no entanto, ambas edições há muito esgotadas.

Em boa hora, a APAP obteve da família dos autores os direitos para a tão esperada reedição desta obra e, aproveitando a ocasião, além da honra de contar com a colaboração do Professor Carlos Pinto Gomes e do Arquitecto Paisagista Mauro Raposo na revisão científica e do Professor Dr. António Bagão Félix no prólogo, fez também uma actualização das imagens, com a participação do Prof. Marques Moreira e dos Arquivos Gulbenkian, da Câmara Municipal de Arraiolos, do Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, do Jardim Botânico de Lisboa, Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Sociedade Portuguesa de Botânica.

Projecção do vídeo “Uma Segunda Natureza”

Esta assemblage entre um áudio e distintos vídeos é uma homenagem cumulativa. Em primeiro e óbvio lugar a Gonçalo Ribeiro Telles. Em segundo aos autores dos materiais audiovisuais utilizados. Por fim e não por último à Paisagem de Portugal.

Esta montagem realizada por Miguel Silva da Oximoro, agrega uma entrevista de 2006 no âmbito do programa Quinta Essência de João Almeida na Antena2 e uma série de imagens provenientes de origens distintas com especial enfase para A Vossa Terra que João Mário Grilo realizou em 2016. Procurou-se transmitir mais que a imagem de Gonçalo Ribeiro Telles, a sua visão, a sua sensibilidade, o legado que nos transmitiu. Por isso se optou por utilizar a sua voz como narrativa que imagens seleccionadas ilustram.

Obrigado, Gonçalo Ribeiro Telles.

Muitos parabéns.