PRÉMIO GONÇALO RIBEIRO TELLES
2022

PRÉMIO GONÇALO RIBEIRO TELLES
2022

No passado dia 25 de Maio realizou-se a cerimónia de entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2022, desta vez no Auditório Municipal de Ponte de Lima. A atribuição do prémio foi revelada, em Fevereiro, durante a conferência “Scapefire: Mudar para Prevenir”.

O prémio foi atribuído à arquitecta paisagista Maria Manuela Raposo Magalhães, uma das responsáveis pelo conhecimento referente aos instrumentos de sustentabilidade ecológica essenciais ao planeamento, regulamentação e gestão da paisagem em Portugal, juntando-se assim aos arquitectos paisagistas Teresa Andresen, Aurora Carapinha, Alexandre Cancela d’Abreu e Fernando Santos Pessoa e ao Dr. José de Sá Fernandes como vencedora desta importante distinção.

Ao longo da sua vida profissional, a galardoada acompanhou de perto Gonçalo Ribeiro Telles e tanto como profissional liberal como no desempenho de cargos administrativos, tem dado continuidade aos seus ensinamentos, defendendo que a base de uma estrutura promotora dos múltiplos serviços de ecossistema deve atender à aptidão, capacidade e dinâmica ecológica de cada paisagem. Nesse contexto, tem contribuído para que as políticas públicas, nas cidades e na paisagem rural, sejam suportadas por uma visão sistémica das infraestruturas ecológica e cultural. Atenta aos desafios e problemáticas emergentes para a paisagem, foi pioneira em conceitos e metodologias que ao longo de décadas têm balizado intervenções em todo o território, em diversas escalas e âmbitos. O seu percurso profissional esteve sempre ligado ao mérito da sua actividade docente no Instituto Superior de Agronomia onde assumiu a responsabilidade de defender uma vertente de investigação aplicada, tendo sido fundadora da primeira unidade de investigação do país aplicada à arquitectura paisagista.

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Ordem dos Engenheiros, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Causa Real.

Em Novembro de 2022, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, instituir a data de 25 Maio, dia do nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles, como o Dia Nacional dos Jardins em memória do Arquitecto Paisagista, como resultado de uma iniciativa de uma turma do 10.º ano do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.

Cerimónias de anos anteriores

2021

2020

2019