PRÉMIO GONÇALO RIBEIRO TELLES
2022
PRÉMIO GONÇALO RIBEIRO TELLES
2022
No passado dia 25 de Maio realizou-se a cerimónia de entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2022, desta vez no Auditório Municipal de Ponte de Lima. A atribuição do prémio foi revelada, em Fevereiro, durante a conferência “Scapefire: Mudar para Prevenir”.
O prémio foi atribuído à arquitecta paisagista Maria Manuela Raposo Magalhães, uma das responsáveis pelo conhecimento referente aos instrumentos de sustentabilidade ecológica essenciais ao planeamento, regulamentação e gestão da paisagem em Portugal, juntando-se assim aos arquitectos paisagistas Teresa Andresen, Aurora Carapinha, Alexandre Cancela d’Abreu e Fernando Santos Pessoa e ao Dr. José de Sá Fernandes como vencedora desta importante distinção.
Ao longo da sua vida profissional, a galardoada acompanhou de perto Gonçalo Ribeiro Telles e tanto como profissional liberal como no desempenho de cargos administrativos, tem dado continuidade aos seus ensinamentos, defendendo que a base de uma estrutura promotora dos múltiplos serviços de ecossistema deve atender à aptidão, capacidade e dinâmica ecológica de cada paisagem. Nesse contexto, tem contribuído para que as políticas públicas, nas cidades e na paisagem rural, sejam suportadas por uma visão sistémica das infraestruturas ecológica e cultural. Atenta aos desafios e problemáticas emergentes para a paisagem, foi pioneira em conceitos e metodologias que ao longo de décadas têm balizado intervenções em todo o território, em diversas escalas e âmbitos. O seu percurso profissional esteve sempre ligado ao mérito da sua actividade docente no Instituto Superior de Agronomia onde assumiu a responsabilidade de defender uma vertente de investigação aplicada, tendo sido fundadora da primeira unidade de investigação do país aplicada à arquitectura paisagista.
O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Ordem dos Engenheiros, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Causa Real.
Em Novembro de 2022, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, instituir a data de 25 Maio, dia do nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles, como o Dia Nacional dos Jardins em memória do Arquitecto Paisagista, como resultado de uma iniciativa de uma turma do 10.º ano do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.