Maio 11, 2023

Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2022 será atribuído a Maria Manuela Raposo Magalhães

A cerimónia de entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2022 irá realizar-se no próximo dia 25 de Maio, às 15 horas, no Auditório Municipal de Ponte de Lima.

O prémio será atribuído à arquitecta paisagista Maria Manuela Raposo Magalhães, uma das responsáveis pelo conhecimento referente aos instrumentos de sustentabilidade ecológica essenciais ao planeamento, regulamentação e gestão da paisagem em Portugal.

Ao longo da sua vida profissional, a galardoada acompanhou de perto Gonçalo Ribeiro Telles e, tanto como profissional liberal como no desempenho de cargos administrativos, tem dado continuidade aos seus ensinamentos, defendendo que a base de uma estrutura promotora dos múltiplos serviços de ecossistema deve atender à aptidão, capacidade e dinâmica ecológica de cada paisagem. Nesse contexto, tem contribuído para que as políticas públicas, nas cidades e na paisagem rural, sejam suportadas por uma visão sistémica das infraestruturas ecológica e cultural. Atenta aos desafios e problemáticas emergentes para a paisagem, foi pioneira em conceitos e metodologias que ao longo de décadas têm balizado intervenções em todo o território, em diversas escalas e âmbitos.

Em Novembro de 2022, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, instituir a data de 25 Maio como o Dia Nacional dos Jardins em memória de Gonçalo Ribeiro Telles, como resultado de uma iniciativa de uma turma do 10.º ano do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.

Texto editado a partir da notícia publicada pelo Município de Ponte de Lima: https://www.cm-pontedelima.pt/pages/941?news_id=8079