Novembro 25, 2020

PRÉMIO NACIONAL DE AMBIENTE 2020 ATRIBUÍDO A ARQUITECTO PAISAGISTA

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”13083″ img_size=”large”][vc_column_text]A Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas tem o prazer de informar que a edição de 2020 do Prémio Nacional de Ambiente foi atribuída ao Arquitecto Paisagista Robert Manners Moura, pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, no passado dia 19 de Novembro.

Segundo o próprio: “a origem desta atribuição está no meu passado ligado sempre à conservação da natureza, onde tive a sorte de estar no lugar certo, no momento certo, o que teve como resultado ser a pessoa que lançou no terreno várias áreas protegidas importantes, como os Parques Naturais de da Arrábida, de Montesinho e do Alvão, tendo sido director formal ou informal de todas elas. É claro que também falhei na criação de outras tantas áreas protegidas, como o Douro Internacional, o Alto Douro, visto no momento o contexto não ter aceite a minha proposta.

Como sabem, estou retirado, na reforma, mas sempre estive pronto a ajudar. Em paralelo escrevo para as redes sociais e, parece, com muito agrado. Tudo isto contribuiu para não ser esquecido por algumas pessoas que acompanharam as minhas lutas passadas num meio avesso ao ambiente e à conservação. Além disto, sempre tive o privilégio de ser apreciado pelos meus antigos alunos a UTAD. Alguns agora na crista da onda de organizações ligadas ao ambiente e à conservação.”

A APAP oferece os mais sinceros parabéns ao colega Robert Moura!!

 

Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, fundada em 1991, constituiu em 1999 o Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira”, nome escolhido em homenagem a um dos mártires da causa ambiental: o fotógrafo português Fernando Pereira, morto no acto de sabotagem do navio do Greenpeace que há 29 anos tentava impedir a realização de testes nucleares franceses no atol de Muroroa no Pacífico. O prémio destina-se a galardoar a pessoa, instituição ou empresa que em cada ano se distinga na sua acção como “amiga do ambiente”.

Mais informação: https://www.cpada.pt/files/2020/10/folheto-ENADA-2020.pdf

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]